Política

EFEITO CORONAVÍRUS

Requerimento aprovado por vereadores pede reabertura de comércios em Pedro Afonso

28/05/2020 11h48 - Atualizado em 29/05/2020 18h18

Fred Alves


Durante sessão na noite de 27 de maio, os vereadores de Pedro Afonso aprovaram requerimento endereçado ao Poder Executivo Municipal para que, através da Secretaria Municipal de Sáude, restaurantes, academias, e comércios que ainda estão impedidos de funcionar, devido a decreto publicado para conter o avanço do Covid-19 no município, sejam reabertos.

A matéria de autoria do vereador Breno Alves (PDT) foi aprovada por unanimidade. Estavam presentes os vereadores Pedro Belarmino (PTB), Gordo do Lavajato (DEM), Gislayson Lacerda (PDT), Boca Preta (SD), Meneses (PDT) e Sipriano Soares (SD).

A sessão também foi acompanhada pela presidente da Associação Comercial e Industrial de Pedro Afonso (Acipa), Marivalda Santiago, e por outros comerciantes da cidade.

O requerimento prevê que para estabelecimento voltar a funcionar normalmente é necessário seguir regras como distanciamento de 2 metros de mesas e pessoas; limitação de pessoas por vez no local; lavagem das mãos com detergente, e a aplicação de álcool em gel ao adentrar o comércio.

Além disso, foi sugerido que seja realizada fiscalização diária nos estabelecimentos, e que os restaurantes sirvam as refeições no sistema de porções prontas e não self-service, para impedir a aproximação entre os clientes.

A medida, segundo Breno Alves, é para evitar a queda na rentabilidade do comércio local e que os trabalhadores mantenham seus empregos.

Regimentalmente, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), tem o prazo de 15 dias úteis para responder ao requerimento aprovado pelo Legislativo.

 

VEJA TAMBÉM: