Implantada no dia 1° de junho, por meio do decreto 127/2020, a barreira sanitária de fiscalização de Pedro Afonso tem sido uma das principais medidas de controle contra o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus no município.
Contando com uma equipe de fiscalização composta por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e servidores da gestão municipal, com apoio do Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Tiro de Guerra 11-004, a barreira já abordou, em 10 dias, de atuação mais de 8 mil veículos. O trabalho consiste orientações sobre o contágio por Covid-19, aferição de temperatura corporal e coleta de dados de passageiros, motoristas e motociclistas.
De acordo com o gerente em Saúde de Pedro Afonso, Pedro Palhares, a barreira sanitária tem por objetivo, neste momento, a abordagem de todos os veículos que passam pelo ponto de bloqueio. “Os profissionais verificam possíveis sintomas da Covid-19, através de questionário básico e aferição de temperatura. Sendo assim no somatório de todas as medidas em desenvolvimento no município, a Secretária Municipal de Saúde trabalha ativamente na prevenção evitando a possível disseminação do coronavírus na cidade e reduzindo a probabilidade de novos casos", esclareceu.
Combate ao crime
A eficácia da barreira tem ocorrido muito além do controle sanitário para Covid-19, sendo também uma inibidora de crimes no município. Durante as abordagens, feitas em parceria com integrantes das forças policiais, já foram apreendidos veículos furtados e drogas. “Nosso trabalho tem isso além do novo coronavírus, pois não vamos impedir que as forças policiais façam o trabalho delas. Então, em todas as abordagens também são checadas as informações pertinentes para manter não apenas o controle de entrada de pessoas, mas também coibir atos criminosos”, explicou a secretária municipal da Saúde, Dilvana Peres.