A Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2020 100% Digital encerrou sua programação ao vivo no dia 29 de maio, deixando a certeza de que cada vez mais a tecnologia se fará presente na vida dos produtores agropecuários no que diz respeito às novas formas de aquisição de maquinários e insumos e a comercialização de seus produtos.
Na live de encerramento que contou com a participação de todos apresentadores da Feira: Glês Nascimento, Cristiano Machado, Leide Teófilo e Maria Emília Duarte, os secretários de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, e de Comunicação, Élcio Mendes, falaram da satisfação do dever cumprido e do alcance que a Feira teve país afora.
“Hoje é o encerramento da programação ao vivo, mas o conteúdo continua disponível na plataforma até dia 26 de junho, quem não assistiu, ainda tem oportunidade de acessar o conteúdo. A gente vê nas pessoas a felicidade de participar de um trabalho inovador. Fizemos o que fazíamos sempre na feira presencial, difusão de tecnologia para melhorar a tecnificação da nossa agricultura e pecuária. A outra parte é a comercial, venda de máquinas, veículos utilitários, insumos e serviços”, destacou o secretário de Agricultura, César Halum.
O secretário César Halum explicou o porquê de realizar a Feira ainda no mês de maio. “Todo mundo sabe que se a safra foi boa, o produtor tem que plantar mais na próxima, e vai precisar de maquinário novo, mais insumos. Então, transferir a feira para o segundo semestre dificultaria a vida do produtor que precisa planejar a sua produção”, explicou.
Quanto aos resultados comerciais, o secretário César Halum afirmou que como nas edições presenciais, o balanço deve ser divulgado daqui a 15 dias. “Números mais detalhados só daqui uns dias, mas algumas instituições financeiras já nos procuraram, dizendo que no segundo dia atingiram o montante comercializado em 2019. Ou seja, certamente vamos ultrapassar os valores de 2019, que foram mais de R$ 2,5 bilhões”, ressaltou.
O secretário César Halum agradeceu as parcerias com as universidades, com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cooperativas, montadoras de máquinas agrícolas, entre outros. “Promovemos acessibilidade a muita gente que não tinha a oportunidade de vir. Por isso, o agradecimento aos parceiros que se envolveram, a toda equipe que trabalhou e ao governador Mauro Carlesse que não mediu esforços na realização da Agrotins 2020 100% Digital. Mostramos ao Brasil e ao mundo que é possível a economia caminhar mesmo em tempos de pandemia”, finalizou.
Acessos e repercussão
De acordo com os organizadores, a Agrotins 2020 100% Digital obteve até às 18 horas desta sexta-feira, 29, mais de 400 mil visualizações no site oficial da feira, com acessos oriundos de todos os 26 estados e no Distrito Federal (DF), e ainda em 46 países, nos seis continentes, incluindo as potências: Estados Unidos e China.
Mais de quatro mil pessoas se inscreveram para participar das 179 palestras realizadas pela Feira, com direito a certificado. A Feira contou ainda com mais de 250 expositores de vários segmentos do agronegócio.
A campanha nas redes sociais foi essencial para a divulgação da Agrotins 2020 100% Digital. Desde o início da divulgação, que começou nos primeiros dias do mês de maio, o número de impressões somam aproximadamente 8,5 milhões. Impressões são a quantidade de vezes que conteúdos ligados a Agrotins foram exibidos em telas de celulares e computadores mundo afora, sendo então uma das principais ferramentas para atração do público para a plataforma.
“Foi um trabalho de altíssima qualidade que todos fizeram e já estamos colhendo resultados. A gente espera que a Feira volte a ser presencial, mas o formato digital continuará presente. Sonhamos e realizamos com o apoio incondicional do governador Mauro Carlesse”, ressaltou o secretário de Comunicação, Élcio Mendes.
A repercussão na mídia nacional e os acessos fora do país também foram destacados pelo secretário Élcio Mendes. “A Agrotins 2020 100% Digital rompeu barreiras, quebrou paradigmas, saiu na frente e é um marco histórico para comunicação do Tocantins e para as feiras de tecnologia do país. Pessoas dos Estados Unidos e da China, que é o maior parceiro comercial do Tocantins, acessaram a plataforma, e com o apoio da imprensa local, repercussão na imprensa nacional e sites especializados em agronegócio, a Agrotins passa a ser uma marca forte em todo o país”, destacou.