Cidades

EFEITO CORONAVÍRUS

Prefeitura de Pedro Afonso implanta barreira sanitária e decreta novas regras de circulação para visitantes e moradores

01/06/2020 15h13 - Atualizado em 06/06/2020 09h27

A Prefeitura de Pedro Afonso publicou nesta segunda-feira, 1° de junho, o decreto 127/2020, de 29 de maio de 2020, que trata sobre o funcionamento das barreiras sanitárias e da fiscalização de acessos aos pontos turísticos da cidade.

Inicialmente foi instalado um ponto de fiscalização na BR-235, entrada da cidade, no sentido de quem pela ponte do rio Tocanatins.

Iniciado nesta segunda-feira, o funcionamento das barreiras sanitárias visa garantir o controle e a fiscalização de moradores e visitantes como uma das formas de impedir a disseminação e propagação do número de casos de Coronavírus no município. Atuarão nas barreiras sanitárias instaladas, equipes da Vigilância Sanitária Municipal, agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combates a endemias (ACEs), que contarão com apoio de servidores municipais, da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Exército Brasileiro (TG-1100-4).

Os condutores de veículos e motocicletas estão sendo abordados pelas equipes formadas por profissionais de saúde que realizam a medição de temperatura com termômetros digitais e orientam motoristas e passageiros.

O decreto também proíbe a entrada de veículos com embarcações aquáticas como barcos, lanchas, jet-skis, além de indivíduos que visitem o município em busca de atividades de turismo. O controle de trânsito também será efetuado para pessoas idosas e enquadradas nos grupos de risco, exceto os cidadãos que sejam residentes no município.

O texto do documento também aborda o fechamento dos acessos às praias e a proibição de estacionamento em pontos estratégicas da cidade, entre eles, as ruas Rua 26 de Julho, Rua Guimarães Natal, Rua Manoel Alves, Rua Barão do Rio Branco e Rua Getúlio Vargas. A restrição não atingirá moradores que comprovarem nas proximidades dos locais interditados.

O decreto ainda veda a circulação de comerciantes ambulantes em todo o território do município de Pedro Afonso, independentemente dos produtos comercializados.
Temporada de praia

Já cancelada pela gestão municipal, por meio da campanha “Pedido Especial”, a suspensão da temporada de verão do município voltou a ser citada no decreto que ressaltou que está cancelada a temporada de praias no âmbito do município de Pedro Afonso. “Seja quanto ao rio Tocantins, seja quanto ao rio Sono, portanto decretada desde já a nulidade em atividades turísticas e de lazer em regiões ribeirinhas, praias formadas pelas baixas dos rios e ilhas pertencentes ao território municipal”, diz o documento.

Fiscalização
Para monitorar o cumprimento das medidas aplicadas como forma de impedir o crescimento do número de infectados por Covid-19 no município, a Prefeitura de Pedro Afonso contará com equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Ministério Público Estadual, Polícia Militar e Tiro de Guerra 11-004.

 

VEJA TAMBÉM: