Safra após safra, a região de Pedro Afonso tem apresentando crescimento na produtividade de soja, sendo referência no estado do Tocantins. Parcela significativa dos bons resultados alcançados nas lavouras se deve aos investimentos em tecnologia e pesquisa realizados pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa).
Nos últimos anos, a principal iniciativa tem sido a implantação de áreas experimentais para analisar fatores como produtividade, adaptabilidade, características das cultivares e resistência a pragas e doenças. Na safra 2019/2020, em uma área de 15 hectares mais uma vez cedida pela Fazenda Uruçu, de propriedade do cooperado Luiz Gilberto Ramos, foram cultivadas 24 variedades da oleaginosa, algumas delas pela primeira vez. A semeadura utilizou a técnica de plantio direto, menos agressiva ao solo, e ocorreu em outubro de 2019. Já a colheita aconteceu no final de janeiro.
O resultado foi considerado o melhor já registrado nos seis anos em que a pesquisa é realizada. Para se ter uma ideia, 13 variedades produziram mais de 80 sacas de 60 quilos por hectare, e mesmo a que produziu menos – 69,67 – ficou bem acima da média regional que neste ano agrícola é de aproximadamente 50 sacas/hectare.
Os produtores já estão procurando pelas variedades que apresentaram bom desempenho, como é o caso da DM 82I78, que rendeu 4.692 quilos por hectares, o equivalente a pouco mais de 78 sacas. “Essa e outras variedades podem produzir até mais em uma área comercial que recebe adubação e outros nutrientes em maior escala, e utiliza tecnologia avançada. A cada ano, as variedades testadas estão melhorando o desempenho no que diz respeito à produtividade e sanidade. Quem ganha com isso é o nosso cooperado produtor de grãos”, explicou o gerente da Unidade Técnica da Coapa, Eduarte Bonafade ao ressaltar que a intenção da cooperativa é realizar novos experimentos na safra 2020/2021.
Ainda segundo o gerente, os bons resultados da pesquisa se devem a qualidade nutricional da área usada para cultivo, sanidade das sementes cultivadas e às condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento da soja.
Sementes disponíveis
O produtor rural interessando em adquirir as sementes pode procurar a Unidade Técnica da Coapa ou ligar no telefone (63) 3466-2003.
Parceiros
As sementes usadas na pesquisa foram fornecidas pela Uniggel, Talismã/Nidera, Limagrain, Bayer/Agroeste, Basf, KWS e Progresso Sementes.
O experimento também recebeu apoio das empresas de químicos - Syngenta, Bayer, Nortox, Corteva, FMC, UPL, Helm e Agrigento/Alta; de nutrição vegetal – Microquímica, Fortgreen, Agripon e JH Fertilizantes Foliares, e de fertilizantes Fertigrow, Yara e Fertilizantes Tocantins.
Resultado dos materiais colhidos na Fazenda Uruçu – Safra 2019/2020