Fred Alves
O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, assumiu a presidência regional do Partido Trabalhista Brasileiro (PDT) no dia 13 de fevereiro. Ele foi convidado pelo presidente nacional do partido, Carlos Lupi.O pedroafonsino substitui a senadora Kátia Abreu, que deve se filiar ao PSD, sigla comandada pelo seu filho, o senador Irajá Abreu.
Também fazem parte da comissão provisória da legenda os seguintes nomes: Gleidy Braga (vice-presidente), Itelvino Pisoni (vice-presidente), Alberto Nascimento Neto (secretário), Ubiratan da Silva Guedes (tesoureiro), Luziene de Andrade Azevedo (vogal) e Nilza Borges Coelho (vogal).
Lutas municipalistas
Jairo Mariano foi eleito pelo PDT nas eleições municipais de 2016 e se retirou do partido para se empenhar fortemente em lutas municipalistas a nível estadual e nacional. O prefeito reeleito de Pedro Afonso é presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Todas as bandeiras
“É um movimento natural de quem assume o comando de entidades representativas, tanto aqui no Tocantins quanto nos demais Estados, pelo fato dessas instituições acolherem políticos de todos os partidos em seu quadro de associados. Buscamos um perfil imparcial quando assumimos a ATM para que todas as bandeiras e lutas fossem ouvidas e representadas”, pontua Mariano.
PDT
De acordo com o PDT, o partido trabalha com profissionais altamente qualificados nas mais diversas atividades, e que vêm trabalhando na elaboração de projetos e programas para viabilizar as políticas e ações necessárias à recuperação do Brasil. Mariano tem se tornado um dos principais líderes municipalistas do Tocantins e do Brasil, ao apresentar pautas que buscam transformações das comunidades locais, com foco no desenvolvimento regional.
Planos
Mariano pontua os próximos passos. “Estamos reestruturando o partido no Tocantins, bem como instalando sua sede física. Daremos início ao planejamento deste ano, com a meta de elegermos uma quantidade maior de prefeitos e vereadores quando comparada ao pleito de 2016, além de apoiar a participação feminina no processo político brasileiro”, projeta.
O mandato de Jairo Mariano na presidência do PDT Tocantins se estende até agosto de 2020, com possibilidade de ampliação. (Com informações da Assessoria do PDT)