Cidades

PEDRO AFONSO

Campanha combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

18/05/2020 16h59 - Atualizado em 25/08/2022 14h33

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta segunda-feira, 18, ações de conscientização sobre a “Campanha Faça Bonito” alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, celebrado no dia 18 de maio e instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

A data faz referência a um crime bárbaro que chocou todo o país acontecido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), sendo conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Apenas no ano de 2018, o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) recebeu 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo 17.093 dos registros referentes à violência sexual.

E em virtude da pandemia do Covid-19, as ações se basearam por meio de campanhas nas redes sociais, carros de som e rádio, que alertaram a comunidade sobre como proteger e cuidar de crianças e adolescentes da importância de denunciar situações de abuso.

    

VEJA TAMBÉM: