A Prefeitura de Pedro Afonso, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta semana o processo de desinfecção sanitária dos pontos de movimentação popular da cidade, por meio da borrifação com o produto quaternário de amônia.
A ação, que visa garantir uma desinfecção contra o novo coronavírus, sendo parte do Plano de Contingência Municipal, já foi realizada na feira coberta, rodoviária, unidades básicas de saúde, além de mercados, agências bancárias e outros pontos com maior circulação de pessoas.
Ao falar sobre a ação, a secretária municipal de Saúde, Dilvana Peres, explicou que a ação ocorreu em pontos com maior probabilidade de um possível contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19). “Optamos por adotar mais essa medida para contribuir na prevenção do vírus em ambientes públicos”, frisou.
O cronograma de desinfecção continuará a ser cumpridos nas próximas semanas sendo executado em locais mapeados pela equipe de saúde como necessários.
Para pulverizar o produto sanitizante, estão sendo utilizadas as motobombas e equipamentos costais que são operados pelos Agentes de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, os quais foram capacitados, aproveitando a vasta experiência com a operação desse tipo de equipamento.
Além do processo de desinfecção sanitária, a Prefeitura de Pedro Afonso e a Secretaria Municipal de Saúde estão desenvolvendo diversas outras atividades de conscientização e combate ao novo Coronavírus, entre elas, a entrega de material de prevenção e orientação, com distribuição de álcool em gel 70% e panfleto informativo, suporte aos casos suspeitos com oferta de teste rápido de acordo com protocolo do Ministério da Saúde; fiscalização de serviços em funcionamento no período de quarentena e atendimentos a denúncias.
Entretanto, apesar das medidas, a gestão municipal destaca que a melhor forma de prevenir o contágio é o distanciamento social. “Desta forma, continuamos a pedir que a comunidade de Pedro Afonso, apesar de não termos nenhum caso confirmado ou suspeito no momento, fique em casa e assim garanta que a nossa cidade fique livre do Coronavírus”, enfatizou a Dilvana Peres.