Segurança e Justiça

ELEIÇÃO

Perito pedroafonsino integra o Conselho Estadual da Segurança Publica

17/02/2020 10h10 - Atualizado em 17/02/2020 11h17

O perito oficial do Tocantins José Rodrigues da Silva Filho, natural de Pedro Afonso, ocupará uma das cadeiras do Conselho Estadual de Segurança Pública (CONESP). A eleição para escolha do titular da vaga ocorreu nesta semana, no auditório da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP).

Conforme a instituição, também concorreram às vagas associações de outros órgãos de segurança pública e entidades da sociedade civil organizada.

Para José Filho, assumir o cargo significa também vencer os desafios com o objetivo de buscar a convergência com os operadores das forças de segurança pública e Justiça, juntamente com a sociedade civil. “Nossa intenção é buscar soluções aplicáveis aos problemas da segurança pública e defesa social, partindo das diretrizes à execução. Mas, acima de tudo, estar no Conselho é algo muito gratificante, porque vamos lutar para promover um bem valioso às pessoas com segurança e paz social”, aposta.

Sindiperito

O Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (Sindiperito - TO) destaca que o Conselho tem, entre outras atribuições, propor soluções ou projetos para os órgãos de segurança pública para maior eficiência no combate a criminalidade. “O Sindiperito acredita que é de extrema importância participar do processo com um conselheiro na figura de seu representante eleito. Desta forma, contribuiremos com esse ato de cidadania envolvido diretamente na tomada de decisões que buscam melhorias para a segurança dos cidadãos”, acrescenta o presidente da entidade, Silvio Jaca.

Silvio também observa que os peritos oficiais tem um trabalho extremamente importante, ativo em quase todas as atividades operacionais dos outros órgãos de segurança pública, bem como também nas ações de prevenção e planejamento de órgãos técnicos e de pesquisa.

“Embora a Perícia participe ativamente no combate à criminalidade e atenda todos os outros órgãos de segurança pública, ela também exerce um papel moderador devido a sua autonomia funcional e imparcialidade que é uma das maiores ferramentas de defesa dos direitos humanos garantindo de forma imparcial mecanismos de defesa dessas pessoas”, pontua.

O presidente lembra que esses funcionários públicos exercem seus trabalhos científicos produzidos como parâmetro técnico para aperfeiçoar as ações da segurança pública de forma ampla e completa para a sociedade. “A Perícia, através do Sindiperito no Conselho, pode e vai contribuir muito para aperfeiçoar as políticas de segurança pública no Tocantins”, finaliza o presidente.

Participaram do pleito sete instituições, sendo cinco de representantes de classe e duas da sociedade civil. Ao final, seis entidades foram eleitas.

O Conesp

Conselho Estadual de Segurança Pública (CONESP-TO) foi instituído no mês de julho de 2019 e tem como presidente, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio. (Com informações do Sindiperito)

VEJA TAMBÉM: