Todo o acervo de documentação física (papéis), que estavam armazenados no arquivo da Prefeitura de Guaraí, está sendo retirado, nesta semana, para processo de catalogação, digitalização e arquivamento por meio eletrônico.
“Estamos realizando o processo de retirada da documentação física e transferindo para Palmas, sede da empresa, onde será feito toda a gestão de tratamento documental, higienização, indexação e a digitalização no sistema”, informou, o arquivista formado pela Universidade de Brasília (UNB) e responsável pelo procedimento, Filipe Pereira Cunha.
A TINS Gestão Inteligente, especializada em gerenciamento documental e tecnologia, vai disponibilizar o sistema E-Corporativo, para digitalização dos registros públicos.
Aproximadamente 2 mil caixas com processos, contratos, balancetes 2016, 2017, 2018 e 2019, acervos referentes a gestão atual, serão digitalizados.
Ao final do processo de digitalização, os documentos serão devolvidos à prefeitura.
Capacitação
A empresa responsável também vai fornecer o sistema, scanners digitalizadores, e treinamentos para os servidores.
Para a prefeita Lires Ferneda, o processo de digitalização dos documentos é parte de ações tecnológicas que estão sendo implantadas no município. “É a modernização da gestão pública em Guaraí”.