Texto e fotos: Henrique Lopes
O Teatro Público Municipal Professora Adriana Correia Campos sediou na noite de 19 de dezembro, a solenidade de passagem de comando do 3º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Pedro Afonso.
Na ocasião, o tenente-coronel João Márcio Costa Miranda, que estava comandando do 2º BPM, em Araguaína, substituiu o tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, que foi designado para a função de subcomandante do Quartel do Comando Geral, em Palmas.
O evento contou com a participação do comandante-geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa; do comandante de Policiamento do Interior, Humberto Costa Parrião; do efetivo do 3º BPM; dos prefeitos Jairo Soares Mariano (Pedro Afonso), Paulo Hernandes Moura Lima (Bom Jesus do Tocantins) e Wesley Camilo (Centenário); além de outras autoridades civis e militares e representantes da comunidade.
Conhecido da comunidade pedroafonsina, o tenente-coronel João Márcio Costa Miranda já esteve à frente do 3º BPM entre os anos de 2013 e 2017. Ao assumir novamente o comando, destacou o trabalho executado pelo tenente-coronel Magno e das suas expectativas em relação a nova missão. “Volto com muita honra a Pedro Afonso e vamos trabalhar para continuar cumprindo a missão da Polícia Militar em toda as 11 cidades que compõem a área de abrangência do 3º Batalhão”, destacou.
Visivelmente emocionado, o tenente-coronel Magno, que comandou a unidade por 2 anos e 11 meses, agradeceu aos militares da unidade, a comunidade pedroafonsina e aos poderes constituídos pelo apoio recebido durante o período em que esteva à frente do batalhão “Pedro Afonso foi uma cidade que nos acolheu e fizemos aqui um trabalho com muita dedicação e esforço, contando com apoio do nosso efetivo e a parceria da Policia Civil, Poder Judiciário, Executivo e Legislativo de toda a região e da sociedade”, frisou Magno.
A parceria entre a Polícia Militar e os demais poderes também foi destaca pelo prefeito de Pedro Afonso e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano. “É algo que vem sendo fortalecido a cada dia e que traz diversos benefícios para a nossa comunidade, pois segurança e qualidade de vida estão integralmente integrados”, avaliou.
Já o comandante-geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa ressaltou que as mudanças no comando visam dinamizar e melhorar o trabalho da Polícia Militar em todo o estado do Tocantins. “Esta e uma ação rotineira e que busca melhorar os serviços prestados. Atualmente, como em todos os órgãos, passamos por problemas estruturais, temos um efetivo menor do que o necessário, mas estamos trabalhando arduamente para atender a população tocantinense e garantir uma segurança de qualidade”, afirmou.