Cidades

PREVENÇÃO

Pedro Afonso recebe ações contra o mosquito Aedes aegypti

17/12/2019 15h06 - Atualizado em 17/12/2019 15h17

Teve início nesta segunda-feira, 16, a Semana de Conscientização, Combate e Prevenção ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.


Realizada pela Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a ação vai sensibilizar a população para o cuidado com a área das residências com a limpeza e a vigilância de objetos que acumulem água, de forma rotineira, para que se possa contribuir para a redução da proliferação do mosquito em toda a cidade.

A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras e da Secretaria Meio Ambiente, Comércio, Indústria e Turismo, será realizada até sexta-feira, 20 de dezembro. As atividades serão realizadas nas unidades de saúde e por meio dos agentes comunitários de saúde e agentes comunitários de endemias, sendo distribuídos sacos de lixo, chamando a atenção para a necessidade do recolhimento correto do lixo, principalmente os tipos de resíduos que podem acumular e manter água parada. 

Já coleta do lixo será realizada conforme cronograma próprio da empresa responsável pela coleta de lixo não sendo necessário escala especial e aumento de gastos com essas atividades. A ação será finalizada com a realização de uma blitz educativa, na Praça Coronel Lysias Rodrigues. 

Conforme o secretário de Saúde, Daniel Rigoli, o objetivo é conscientizar a população pedroafonsina no intuito de incentivar a limpeza das residências e lotes e mostrar a importância do cuidado com possíveis locais, que venham a se tornar criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. “Temos como meta da Secretaria de Saúde de Pedro Afonso a máxima conscientização da população como arma principal contra o mosquito. O cuidado parte de cada um, assim como a conscientização dos familiares, amigos e vizinhos. Por mais que se tenha um ambiente limpo, aquele ou aquela que não possui consciência para estes fatos, se torna potencialmente um risco para toda uma população”, destacou Daniel.

 

VEJA TAMBÉM: