Os avanços tecnológicos vivenciados nos últimos anos geraram mudanças profundas na agricultura, exigindo que os produtores readequassem seu sistema de produção, para manter a rentabilidade em suas propriedades. A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) acompanha esta tendência e realiza no próximo dia 31 de janeiro, a partir das 8 horas, a décima edição da Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região, um dos principais acontecimentos do agronegócio tocantinense,
Mais uma vez, o evento ocorrerá na Fazenda Uruçu. Na propriedade foi implantado um campo experimental, com área de 15 hectares, e cultivadas 23 variedades de soja para se observar aspectos como adaptação ao clima e tipos de solo, ciclo reprodutivo, resistência a pragas e doenças, e produtividade. Os grãos foram cultivados nos dias 24 e 25 de outubro de 2019.
Os participantes conhecerão os resultados da pesquisa e recomendações para a safra 2020/2021. Além disto, 28 empresas e instituições parceiras (veja lista abaixo) irão expor novidades tecnológicas, produtos e serviços. Podem participar agricultores, técnicos e interessados no assunto. A inscrição é gratuita e deverá ser feita no dia da jornada.
“Vamos mostrar ao produtor uma gama de possibilidades existentes no mercado e suas tecnologias”, destacou o gerente da Unidade Técnica da Coapa, Eduarte Bonafade, que juntamente com os demais engenheiros agrônomos da Coapa e parceiros realizam a pesquisa.