Educação e Cultura

LOCAL DEFINITIVO

Iniciadas obras da sede própria do Museu Histórico de Pedro Afonso

20/12/2019 09h24 - Atualizado em 03/01/2020 12h08

A Prefeitura de Pedro Afonso deu início na manhã da quinta-feira, 19 de dezembro, as obras de reforma e revitalização do prédio onde será implantado o Museu Histórico de Pedro Afonso. A edificação fica na Rua 26 de Julho, e a previsão é que os serviços sejam concluídos no prazo de 120 dias. 

A estrutura, doada pela União ao município e que foi sede da extinta Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do programa Pioneiros Mirins, estava abandonada desde a finalização das atividades do projeto, ocorrida em 2009, e nos últimos anos vinha servindo como ponto de comércio e uso de drogas ilícitas.
 


Com o início da reforma do prédio, que será o principal ponto de referência da cultura e da história de Pedro Afonso e da região centro-norte do estado do Tocantins, a gestão municipal busca valorizar a memória local. Ao todo, a área do Museu Histórico de Pedro Afonso tem 926,05 m². O Executivo Municipal investirá R$ 141 mil na reforma e revitalização do espaço.

Ao assinar a ordem de serviço para execução da obra, o prefeito Jairo Mariano frisou a relevância de se investir na cultura do município. “Criamos o Museu de Pedro Afonso e agora estamos dando início à reforma do seu prédio próprio. Isso é uma vitória para todos os pedroafonsinos, um marco para a nossa história que foi construída durante todos esses anos”, destacou.

O historiador Fabricio Rocha parabenizou a gestão pela dedicação em resgatar a história do município. “Um dos prédios mais representativos da nossa arquitetura colonial e, consequentemente, da nossa história, para abrigar definitivamente o Museu Histórico de Pedro Afonso, instituição que faz a salvaguarda do nosso patrimônio histórico, cultural e arqueológico, inclusive algumas de nossas peças de importância nacional e internacional”, completou.

 

VEJA TAMBÉM: