Cidades

TEMOR

Faveira presa à rede elétrica preocupa moradores do setor Aeroporto II

20/11/2019 08h52 - Atualizado em 22/11/2019 08h20

Kaio Costa

Uma faveira presa na rede elétrica da Rua 11 no setor Aeroporto II, em Pedro Afonso, preocupa moradores que relatam curto circuito e quedas de energia, especialmente em dias de muito vento.

A árvore fica em frente à casa da dona de casa Edna Vilanova Reis, de 31 anos, que relata ainda ter problemas estruturais em sua casa por conta das galhas da faveira, que já estão bastante espalhadas. "Elas estão destelhando a minha casa. Quando venta, as telhas balançam", disse e lembrou que também enfrenta problemas com goteira.

Mãe de duas meninas, uma de 11 e outra de 13 anos, Edna relatou ainda que muitas crianças brincam na rua e a árvore presa na fiação elétrica apresenta perigo para elas. A família reside no local desde 2013 e por diversas vezes já teve que podar a árvore por conta própria. "Os vizinhos se juntam pra ajudar a pagar. Até quem não mora na rua, mas passa por ela e tem carro e moto", afirmou a moradora. Segundo a dona de casa, só a poda custaria R$ 500,00 além de gastos com a retirada das galhadas.

O tamanho da árvore também atrapalha a trafegabilidade da rua, é o que demonstrou o vídeo gravado por outro morador da via, que pediu para não ser identificado. "Até o caminhão de lixo da prefeitura está se recusando em passar na nossa rua porque está perigoso”, contou.

Há quatro meses Edna foi até a Prefeitura de Pedro Afonso atrás de solução e não obteve resposta. Ela retornou à sede do Executivo Municipal há duas semanas e aguarda o desenrolar do pedido. “Os vizinhos vêm cobrar de mim porque a árvore está na porta da minha casa, mas não tenho condições de arcar com isso”, desabafou.

Providências
Através de nota a Prefeitura de Pedro Afonso informou ter procurado a Energisa no dia 16 de outubro para que realizasse o desligamento da rede elétrica para realizar o serviço de poda, “devido a árvore estar próxima da rede de alta tensão”. Outro pedido foi entregue na concessionária de energia nesta terça-feira, 19 de novembro. “Entretanto, como ainda não obteve resposta da empresa, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Serviço e Turismo, ainda não pode realizar o serviço”, informou a gestão municipal.

Já a Energisa informou que a poda de árvores é feita pelas prefeituras e nos casos em que elas estão próximas à rede elétrica, por uma questão de segurança, o trabalho conta com o apoio das equipes da distribuidora. Quanto ao caso de Pedro Afonso, a concessionária disse ter deslocado uma equipe para realizar a poda ainda nesta terça-feira, 20

Fava de Bolota
Árvore símbolo oficial do Tocantins, a Fava de Bolota pode chegar até a 30 metros de altura. Frondosa e de rápido crescimento, esta espécie é ótima para garantir sombra.

Veja dificuldade do caminhão de coleta do lixo para passar pela rua.
 

VEJA TAMBÉM: