Representantes da Unidade Estadual do Tocantins do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizam nesta quinta-feira, 10, mais uma Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (Repac). O evento ocorre no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, às 9 horas.
Um fato interessante que vai ser abordado na reunião é que Pedro Afonso está muito próximo de mudar a faixa do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Neste caso, os recursos transferidos da União para a cidade podem aumentar, já que a distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais.
O coordenador estadual de Repac, Paulo Ricardo da Silva Amaral Jesus, considera importante a participação das autoridades locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de associações, sindicatos, lideranças comunitárias, universidades, empresas e outros segmentos que possam de alguma maneira apoiar a operação censitária no município.
Repacs
O objetivo das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repacs) é propiciar a participação da comunidade local, dando transparência à operação do Censo Demográfico no município e buscando, junto à sociedade, apoio e parcerias para viabilizar as atividades censitárias.