A cada três dias, uma nova parada. No caminho, paisagens diferentes: do cerrado à vegetação amazônica. Já são 4300 quilômetros percorridos em 2019. E seguir na estrada levando informação, arte, entretenimento e educação tem sido a missão da Energisa com o projeto Nossa Energia. A cada cidade, uma nova história é iniciada, novos personagens dão tom ao programa que chega junto com o caminhão. Entrar nele, descobrir o mundo da energia elétrica, informar, sensibilizar são motivos para encher Domingos Júnior, analista de eficiência energética, cheio de orgulho em fazer parte dessa ação. “Tudo é movido com muita emoção. Toda vez que a gente chega numa cidade, com toda a estrutura, fico pensando na satisfação do cliente que sai dali resolvendo o que precisa, e ainda entusiasmado depois de toda a programação. Além disso é gratificante ver as crianças participando dos experimentos dentro do caminhão e também na expectativa do cinema, desde a hora de contar o que vai ter, até deixar pronta a tela de cinema e ver os olhos delas brilharem, quando o filme começa”.
Levar cultura é apenas um dos orgulhos de Domingos. O que ele gosta mesmo é de contribuir para que o tocantinense tenha 65% de desconto na conta de energia. E claro, saia com lâmpadas de Led para sua casa, deixando pra trás aquelas que aumentavam o consumo. Este mês, mais quatro cidades do Tocantins recebem o caminhão do projeto Nossa Energia: Cristalândia, Rio da Conceição, Santa Rosa do Tocantins e Araguaína. A iniciativa da Energisa, desenvolvida em comunidades de baixa renda, tem foco no consumo racional e eficiente de energia elétrica. Milhares de clientes já foram beneficiados: mais de 14 mil lâmpadas foram trocadas e cerca de 2.500 novos cadastros na Tarifa Social efetuados. Somente em 2019, 8 mil pessoas passaram pelas ações desenvolvidas pelo projeto.
Os clientes podem trocar lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED, que possuem maior durabilidade e representam maior economia no consumo. O caminhão Nossa Energia leva atividades educacionais e ações voltadas para a promoção da consciência e mudança de hábitos que combatem o desperdício. "Estamos sensibilizando a comunidade tocantinense, por meio das ações educativas, como peças teatrais, exibição de filmes, dinâmicas relacionadas ao uso de energia elétrica”, ressaltou Domingos. Mais de 200 palestras já foram realizadas, com a participação de 4.500 alunos de 49 escolas.