Educação e Cultura

EXPERIÊNCIA PRÓPRIA

Jornalista Denise Rodrigues lança livro em Palmas

08/07/2019 10h48 - Atualizado em 08/07/2019 10h59

A jornalista e escritora Denise Rodrigues retorna a Palmas, onde morou por 12 anos, para lançar a segunda edição do seu livro Socorro, Quero Ser Mãe! em edição atualizada e com novos capítulos. Passados 20 anos do lançamento original, feito em Palmas inclusive, Denise faz uma homenagem especial à cidade que acolheu seu sonho de maternidade com o nascimento de sua filha Chiara Theodora. No novo livro, a filha escreve o último capítulo. “Não poderia deixar de lançar o livro nesta cidade onde sempre fui tão feliz com minha família”, conta a escritora.

O lançamento será no dia 11 de julho, as 8 da noite, no Folks Old bar, na 103 norte, rua de pedestre NO 3, Plano Diretor Norte, Palmas-TO.

A Semente do Desejo - Enquanto para uns basta uma simples e prazerosa noite de amor, para outros engravidar é uma verdadeira via-crúcis. Ter um filho toma-se uma obsessão, um ponto de honra, uma necessidade tão premente quanto respirar.

É assim que a jornalista Denise Rodrigues começa seu livro Socorro! Quero Ser Mãe. Porque não consigo engravidar. em que conta a saga de 13 casais inférteis na luta pela maternidade. Depois de anos tentando engravidar, buscando as mais diversas soluções e passando por situações de extrema solidão e dor, ela finalmente encontrou ajuda na ciência. Fez uma Fertilização in Vitro, ficou grávida e escreveu o livro em 1998.

“Eu não queria me sentir tão só com meu problema. E fazer o livro foi uma forma de saber como era isso para as outras mulheres. Quando minha filha fez um ano, lançamos o livro que ajudou muita gente”, conta a escritora.

Neste ano, Chiara completou 21 anos e Denise retoma o assunto com o relançamento do livro com atualizações e um capítulo inédito. Chiara Theodora conta como viveu sabendo que foi feita em laboratório e que isso gerou um livro.

Neste lançamento a escritora dá uma nova dica: a sugestão de que mulheres que optam por ter filhos mais tarde congelem seus óvulos ainda jovens aumentando as chances de conseguir engravidar quando chegar a hora. Da mesma forma, mulheres que irão se submeter a tratamentos de quimioterapia, também podem congelar seus óvulos evitando problemas futuros.

Socorro! Quero Ser Mãe é um relato emocionante e ao mesmo tempo muito bem-humorado, que compartilha angústias, dúvidas, esperanças e vitórias.

Dados da OMS – Organização Mundial de Saúde sobre a infertilidade conjugal em números:
- Cerca de 15% dos casais em idade reprodutiva
- Nos últimos 10 anos o número aumentou 8%
- Depois de um ano sem evitar, 20% não engravidam
- Dois anos sem evitar, 15% não engravidam
- Somente 50% dos casais que começam um tratamento conseguem engravidar. 

VEJA TAMBÉM: