O Hospital Regional de Pedro Afonso (HRPA) realizou o primeiro mutirão de cirurgia eletivas da unidade, entre os dias 11 e 13 de julho. Foram operados 25 pacientes de Pedro Afonso e região, via Sistema de Regulação (SISREG), que aguardavam por colecistectomia (pedra na vesícula), hérnias e hemorróidas.
A equipe multiprofissional responsável pelo mutirão contou com o cirurgião geral do HRPA, Fabricio Vieira; o anestesista Wildglan Lima; os médicos auxiliares, Gilvan Sousa e Francisco Alves; além da equipe de enfermagem da unidade.
O HRPA é um hospital de pequeno porte que oferta as seguintes especialidades: enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição, odontologia, assistente social, clínica geral, cirurgia geral, ginecologista/obstetra, pediatria e ortopedia. De acordo com o médico cirurgião, Fabrício Vieira, “a realização de mutirões como o ocorrido na última semana, são importantes para a descentralização do atendimento de Saúde na rede Estadual.”
O médico explicou que o mutirão é direcionado a pacientes regulados, ou seja, já inscritos no SISREG, à espera de um dos procedimentos que possam ser realizados dentro da especialidade de cirurgia geral. “O mutirão deu tão certo que queremos realizar um, por mês e esse sucesso se deve ao empenho dos profissionais envolvidos com o apoio da diretora geral, Azenath Correia e do diretor técnico Paulo Sérgio Alves, os quais garantiram todas as condições para a execução das cirurgias,” afirmou.
Operadora do SISREG na unidade, Teresa Régia ressaltou seu contentamento em fazer parte do mutirão. “Somos uma unidade de pequeno porte e a organização desses procedimentos é importante para nosso Hospital que tinha uma demanda muito grande para os pacientes da cidade e da região. Para toda a equipe multidisciplinar foi de grande valia a realização de todos estes procedimentos em apenas três dias”, concluiu.