Cidades

INCLUSÃO

Roda de conversa em Pedro Afonso debate autismo e atuação dos municípios

30/05/2019 18h04 - Atualizado em 13/06/2019 08h26

Caíque Tétis

Uma temática abordada na última edição do Jornal Centro-Norte Notícias (leia aqui), o Autismo ou Transtornos do Espectro Autista (TEA), levou na manhã do dia 30 de maio, cerca de 100 pessoas ao plenário da Câmara Municipal de Pedro Afonso.

Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Afonso, a roda de conversa com o tema "Conscientização sobre o Autismo" contou com a participação de pessoas das cidades de Bom Jesus do Tocantins e Tupirama, entre elas, equipes de saúde, professores, orientadores educacionais e familiares de crianças portadoras do TEA. Em pauta: a inclusão das crianças e jovens com autismo na sociedade.

A roda de conversa teve a participação de crianças autistas, entre elas, o estudante Kallyson Henrique da Silva Galvão, 9 anos, um dos membros da mesa de autoridades.
,Ao fazer a abertura do evento o secretário de Saúde de Pedro Afonso, Daniel Rogoli, frisou a necessidade de se debater o autismo. “Em Pedro Afonso nós já somos referência na atenção dada às famílias de autistas, mas queremos ir além. Por isso, estamos trabalhando para que junto com os outros municípios possamos incluir ainda mais os nossos ‘anjos azuis’ [como são chamados os autistas]”, declarou Daniel.

Já o diretor regional de ensino,, Neurisvaldo Rodrigues abordou a correlação entre saúde e educação no atendimento às crianças com TEA. “Sabemos que às vezes é complicado, pois não há um tipo de autismo, cada caso é particular e diferente. Entretanto, também sabemos que se nos colocarmos à disposição para aprender podemos construir espaços que atendam as diferenças”, destacou.




O assessor de comunicação Henrique Lopes, representante do prefeito Jairo Soares Mariano, ressaltou que a gestão municipal tem trabalhado para atender as necessidades das famílias e dos portadores do TEA. “Para além de um atendimento de qualidade, queremos a inclusão dentro da sociedade. Por isso este momento é importante para Pedro Afonso e as cidades vizinhas, pois estamos unindo forças em prol de uma causa que precisa ser discutida, apresentada à sociedade e, principalmente, respeitada”, declarou.

Rubenita Barros, subsecretária de saúde de Bom Jesus do Tocantins, parabenizou a organização do evento e a parceria entre os municípios. “É muito importante para nós contar com essas parcerias, pois fortalecem as nossas ações e ajudam a compartilhar conhecimento”, disse.


Mães de filhos autistas e capas da edição 155 do Jornal Centro-Norte Notícias, as professoras Cristiane Neves Barbosa e Jerônima Rodrigues da Silva participaram do evento e parabenizaram os municípios pela união. “Este momento é um momento ímpar em nossas vidas. Um espaço de aprendizagem para todos e também de incluir o dia a dia das pessoas autistas dentro da sociedade”, afirmou Jerônima. “Este tipo de ação contribui para a conclusão do diagnóstico e facilita a inserção da criança no tratamento multidisciplinar, o que possibilita as crianças com TEA a quebrar a barreira do preconceito e estarem incluídas na sociedade”, complementou Cristiane.





 

VEJA TAMBÉM: