Henrique Lopes
Aos 72 anos de idade, a aposentada Enedina Rodrigues, que atualmente mora em Brasília (DF), quer resgatar seu passado e reencontrar os parentes que deixou em Pedro Afonso, ainda na adolescência.
A história, contada pela filha da aposentada, Valéria de Sousa Lima, revela que à mãe, Enedina Rodrigues, residiu em fazenda da região de Pedro Afonso ainda quando jovem, há quase seis décadas.
Filha de Maria Rodrigues de Sousa, a aposentada trabalhava com os irmãos em duas fazendas com os nomes Malhada Grande e Para Sempre, ambas pertencentes ao produtor rural Pedro Pinheiro.
Segundo os relatos da aposentada, quando se mudou, aos 13 anos do sertão de Pedro Afonso para Brasília, onde se casou, precisou atualizar seus documentos que foram extraviados, o que dificultou localizar os familiares.
“Ela sonha em achar algum fio da sua família. Eram quatro homens e duas mulheres, minha mãe, Almerinda, e seus irmãos Leônidas, Sabino, Raimundo e Francisco, que eram mais velhos que ela. Sabino era casado com Corina e o Raimundo com a Ana, dois deles trabalhavam para esse senhor com nome de Pedro Pinheiro, e os outros em uma fazenda na região de Miracema do Norte [hoje Miracema do Tocantins]”, conta Valéria ao afirmar que a mãe está bastante empolgada com a possibilidade de reencontrar os familiares.
Em suas buscas a aposentada já soube sobre da localização da fazenda e do falecimento do antigo proprietário da casa onde residia, mas nenhuma informação dos irmãos.
Quem puder ajudar com informações sobre o paradeiro dos irmãos de Enedina Rodrigues pode entrar em contato com a redação do Portal CNN – no telefone (63) 98443-5855 (WhatsApp) –, ou por meio do telefone (61) 9 8577-5410.