No próximo mês de outubro tem mais uma eleição nos municípios brasileiros. Desta vez, os cidadãos irão às urnas, no dia 6, para escolher os próximos conselheiros tutelares.
Em Pedro Afonso, a campanha eleitoral já foi iniciada e 17 candidatas concorrem as cinco vagas de conselheiros, que tem mandatos de quatro anos, com salários de R$ 998,00, mais uma gratificação de R$ 300,00, além de direitos como licença-maternidade e paternidade, cobertura previdenciária e férias anuais remuneradas.
Também serão selecionados durante a votação, cinco suplentes que poderão substituir os conselheiros durante o mandato.
Poderão participar da escolha dos novos conselheiros tutelares, jovens e adultos maiores de 16 anos que possuam título de eleitor do município de Pedro Afonso. A eleição, realizada de forma eletrônica, conta com o apoio da Justiça Eleitoral e do Ministério Público do Estado do Tocantins, e ocorrerá no dia 6 de outubro, das 8 às 17 horas, com locais de votação a serem divulgados posteriormente.
Para votar basta comparecer a uma das sessões com título de leitor e documento de identificação com foto.
Confira a lista de candidatas por ordem alfabética:
100 - Alessandra do Neutin
112 - Ana Maria - Sindicato
122 - Creusa
333 - Deca Filha do Ziquita
555 - Gilmara Lacerda
111 - Gisely do Kelryson
505 - Gisele Tavares (Gi)
777 - Ivanildes Machado
153 - Jucielly Coelho
888 - Kariny Neres
666 - Léia Santana
222 - Magvânia
678 - Pedrina PX
522 - Roseane do Juca
877 - Sandra Borges Neres
123 - Sylvana do Eduardo
444 - Sinária Sousa
O que é o Conselho Tutelar?
O Conselho Tutelar é o órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, agindo em casos de denúncias de violações de direitos e fiscalizando a execução de políticas públicas voltadas para essa população. Sempre que um direito de crianças e adolescentes for ameaçado pelos pais, pela sociedade, pelo poder público ou pela própria conduta da criança e do adolescente, o conselho deve atuar.