Com mais um caso registrado na manhã terça-feira, 30 de abril (leia aqui), subiu para três o número de ataques a carros-fortes na região centro-norte do Tocantins em 2019. No último dia 17 de abril, um grupo criminoso atacou um carro-forte da empresa Proforte que fazia o transporte de valores na BR-235, próximo à Ferrovia Norte-Sul. O veículo seguia para Pedro Afonso. Na ocasião, os vigilantes conseguiram sair do local e se dirigiram para a sede do 7º BPM, em Guaraí.
Já no dia 20 de fevereiro, no mesmo local da ação do dia 17 de abril, um veículo de transporte de valores foi atacado por bandidos que na ocasião levaram cerca de R$ 800 mil. Vigilantes sofreram apenas escoriações. (Clique aqui e leia mais a respeito)
Em ambos os casos ninguém foi preso.
Em nota a Polícia Militar informou que desde fevereiro de 2017 tem realizado reuniões com representantes de empresas de segurança e transportes de valores que atuam no Estado. No ano de 2018 foram 04 reuniões ocorridas, com o objetivo estreitar a comunicação com as empresas, para reforçar o trabalho de prevenção de roubos a cargas nas rodovias do Tocantins e evitar os ataques às instituições financeiras nos municípios.
Os resultados colhidos apontam redução nos índices criminais no estado, visto que em 2017 ocorreram 50 roubos a instituições financeiras, e em 2018, somente 17 casos, que indica uma redução de 66%. Já os roubos a carro-forte, no Tocantins, teve o sucesso de redução em 100%, onde somente 05 casos foram registrados em 2017 e nenhum foi registrado em 2018. Em 2019 teve uma tentativa de assalto a carro-forte, nas proximidades de Guaraí, cujo roubo não foi consumado em virtude de os ocupantes do Carro-forte seguirem até a cidade e solicitarem apoio para a PM, no Batalhão local.