Educação e Cultura

FORMAÇÃO CONTINUADA

OAB discute violência nas escolas de Pedro Afonso

30/04/2019 17h25

A manhã do último sábado, 26 de abril, foi atípica paras as advogadas Gabriella Nunes e Juma Marques. As integrantes da Comissão Especial de Acompanhamento, Orientação e Prevenção de Violências nas Escolas (CEAOPVE) da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pedro Afonso estiveram na Escola Estadual de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury, participando da formação continuada de professores.

Segundo Juma Marques, presidente da comissão, na oportunidade foram abordados temas como a recém-criada Lei Estadual 3440/19 de 12 de abril de 2019, que trata da instituição de políticas de prevenção e violência contra profissionais da educação.

Para a advogada o debate proporcionou um momento de troca de experiências. “Foi muito gratificante, além da lei 3440/19, tratamos de outros temas que abordam a possibilidade de punição ao aluno que pratica violência com o professor. O sentimento que fica é de que a realidade de violência, tão comum aos grandes centros, infelizmente já faz parte da realidade educacional de cidades pequenas como a nossa. Mas, ações que unem as instituições podem fazer a diferença”, declarou.

O professor de educação física Josiney Bezerra avaliou que a palestra auxiliará no desempenho e na relação com os alunos dentro da sala de aula e na garantia dos direitos dos professores. “Elas falaram com muita riqueza de detalhes e podemos nos sentir mais esclarecidos quando a nossos direitos”.

 Já a diretora da unidade de ensino, a pedagoga Rose Mary, destacou que a palestra foi de grande valia. “As advogadas conseguiram de forma bastante didática esclarecer os educadores sobre vários assuntos que, eram motivo de preocupação e o melhor, deixou os docentes com o sentimento de mais valorização”, frisou.

A participação das advogadas é a primeira ação da recém-criada comissão, que tem uma agenda de reuniões e ações a serem implementadas ao longo do ano. Para a advogada Gabriella Nunes momentos como o realizado na escola nos faz perceber que a construção de um mundo melhor, de uma realidade mais digna, e o mais importante, de que uma educação de qualidade é algo que não depende apenas do poder público constituído, menos ainda deve ser responsabilidade apenas da escola.
“É urgente que todos se unam por uma educação melhor e com a criação dessa comissão, a Ordem dos Advogados do Brasil tem dado um grande passo rumo a essa realidade”, pontuou.

A próxima escola a ser atendida com a participação de membros da Comissão Especial de Acompanhamento, Orientação e Prevenção de Violências nas é o Colégio Cristo Rei. O evento está marcado para à tarde desta quarta-feira, 1º de maio.

VEJA TAMBÉM: