O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, coordenou mais uma reunião temática na tarde desta quinta-feira, 7, no Palácio Araguaia, em Palmas. Desta vez, a pasta discutida foi a Educação. Retomada de obras, climatização de escolas, transporte escolar, qualidade da merenda e a cessão e o compartilhamento de prédios da Educação foram os itens debatidos.
O primeiro assunto da pauta foi a conclusão das obras das seis escolas de tempo integral, iniciadas ainda na gestão 2011/2014. Vale lembrar que uma das unidades fica em Pedro Afonso. Para a conclusão dessas obras, será necessário o aporte de R$ 14 milhões em contrapartidas do Estado. O governador Mauro Carlesse já assegurou os recursos e as obras serão retomadas. “Essa situação da falta de contrapartida está resolvida. Com a redução de despesas, o Estado já tem os recursos para retomar as obras. Nossa meta é concluir essas seis escolas até o fim deste ano e vamos cumprir”, disse o governador. Além das escolas de tempo integral, outras escolas padrão que estão em construção também serão reiniciadas e concluídas. A determinação do governador é que essas obras sejam finalizadas até o fim do atual mandato.
Em relação ao transporte escolar, o governador determinou que a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Controladoria Geral do Estado (CGE) realizem, em conjunto, uma análise no atual sistema para verificar um modelo que seja mais eficiente e que represente menor custo. O relatório com a sugestão de melhoria deve ser apresentado dentro de 30 dias.
Outra determinação do governador foi o monitoramento constante da qualidade da merenda servida nas escolas estaduais. “Eu não quero problema na merenda da criançada. E, se acontecer algum problema, tem que ser resolvido de imediato”, frisou. Uma melhoria que deve ocorrer em todas as escolas é a climatização. Para isso, o governador Mauro Carlesse determinou que a equipe busque parceiros com disposição para realizar esses investimentos, como empresas com projetos de responsabilidade social.
Em relação aos ginásios de esportes de propriedade do Estado, a intenção do Governo é repassar a gestão desta estrutura para os municípios, assim como prédios que estão desocupados. Além de administrações municipais, alguns prédios da Seduc serão compartilhados com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça. A determinação do governador é que os prédios próprios auxiliem na redução de gastos com aluguéis e continuem sendo utilizados para prestação de serviços para a população.
“Na campanha, prometemos melhorar a vida das pessoas e gerar oportunidade; e a Educação é o caminho”, finalizou o governador Mauro Carlesse, ao assegurar que os 25% previstos na Constituição para investimentos em Educação deverão ser cumpridos integralmente.
Além da secretária Adriana Aguiar, participaram da reunião, os secretários da Casa Civil, Rolf Vidal; da Comunicação, João Neto; da Fazenda e Planejamento, Sandro Armando; da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; da Casa Militar, tenente-coronel Silva Neto; de Assuntos Estratégicos, Keliton Sousa Barbosa; o controlador-geral do Estado, Senivan Almeida; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras; o chefe de gabinete do Governador, Divino Alan Siqueira; e o assessor especial, José Humberto Marquez.