Henrique Lopes
Amigos de Gerard Schipper estiveram reunidos na noite de 21 de fevereiro, na Câmara Municipal de Pedro Afonso, em uma homenagem pelos trabalhos prestados por ele e outros voluntários holandeses que chegaram a Pedro Afonso em 1967, para trabalhar na fundação da então Escola Artesanal, onde atualmente funciona o campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Gerard, que retornou a Pedro Afonso após 50 anos, foi recepcionado por cerca de 30 pessoas que acompanharam as homenagens ao holandês, que atualmente reside no estado do Paraná.
Durante a cerimônia, organizada pelo agropecuarista e ex-prefeito de Pedro Afonso José Edgar de Castro Andrade e sua esposa, Odina Maranhão Sá de Andrade, Gerard recebeu uma placa em homenagem ao seu protagonismo na agricultura e o legado deixado em Pedro Afonso. A homenagem também foi entregue para que seja encaminhada às famílias de Paul Zuidgeest e Martien Van Nistelrooi, esse último já falecido.
O momento também foi marcado pelas lembranças do intercâmbio e as experiências vivenciadas por pedroafonsinos e holandeses. “Eles foram pessoas muito importantes para a história, para que hoje fôssemos uma das cidades referência no agronegócio. Foram eles que desbravaram as terras dessa cidade, deixando o seu legado não apenas no campo, mas nas pessoas, pela relação harmoniosa que tiveram”, contou José Edgar.
Já Odina Maranhão relembrou a história dos três voluntários durante a estadia em Pedro Afonso. “A gente não tem nem palavras para expressar como foi essa relação entre eles e a comunidade, mesmo com a dificuldade da língua, logo foram se adaptando. Houve uma integração com toda as pessoas, eles conheciam todos pelo nome e criavam novas amizades”, recordou.
“Sou muito grato pela amizade que construí com Gerard, Paul e Martien”, relatou o fotógrafo Colemar Xavier, que trabalhou com o trio na Escola Agro Artesanal.
Gerard ficou impressionado ao ver a cidade após 50 anos. “Eu estou perplexo, a cidade cresceu, evoluiu, mas as pessoas continuam acolhedoras. Para mim é um motivo de emoção muito grande estar aqui hoje e ver as amizades que construímos”, relatou o holandês ao afirmar que um dos objetivos da vinda ao Brasil era garantir o desenvolvimento de municípios como Pedro Afonso e que está orgulhoso em fazer parte da história da cidade.
O filho de Gerard, Marcel Schipper, que acompanhou o pai na viagem, se sentiu emocionado ao ver o carinho com que o pai foi recebido. “Essa foi uma viagem especial, não apenas por retornar, mas por perceber o quanto os laços criados pelo meu pai nesta cidade foram fortes e importantes”, destacou.