O pagamento da fatura de consumo de água do Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa) continua a causar transtornos aos moradores. Eles dizem que não conseguem efetuar o pagamento das contas nas diversas instituições bancarias.
A dificuldade na quitação das tarifas, que se agravou mesmo depois da parceria que deveria sanar os problemas com o recebimento em único local, no caso as casas lotéricas, realizada entre a Prefeitura de Pedro Afonso e a Cooperativa Sicredi, em setembro de 2018, tem deixado consumidores indignados.
“As pessoas não estão conseguindo pagar pelos aplicativos e nem pela lotérica mais. Houve uma mudança na forma de pagamento, onde as pessoas poderiam pagar por qualquer agência bancária, inclusive pelos aplicativos dos bancos, mas até agora só piorou a situação para o consumidor que tem que sair todo mês adivinhando em qual lugar pagar e ainda provar que pagou’’, contou o funcionário público estadual Elenilson dos Santos Campos.
Já o autônomo Raimundo Mendes da Silva, popularmente conhecido como “PX”, disse que passa até três dias para conseguir efetuar o pagamento de uma conta. “É uma dificuldade, você chega em um lugar e não consegue pagar, vai em outro o sistema está fora da r. Daí fica enrolado tendo o dinheiro e não podendo pagar as suas contas”, reclamou.
Sobre as falhas no pagamento das tarifas de abastecimento de água, o Sisapa informou que o problema ocorre devido a uma inconsistência ocasionada entre o sistema de cobrança do Sisapa e do Sicredi Pedro Afonso junto a CIP, empresa que faz o registro dos boletos no Sistema Financeiro Nacional, em decorrência dos novas normativas do Banco Central do Brasil para cobrança bancária. “Tal inconsistência vem gerando o não registro dos boletos, por isso algumas pessoas só conseguem pagar seus boletos diretamente na agência do Sicredi, localizada na Avenida. Mestre Bento, nº 2411, Setor Aeroporto”, informou o Sisapa.
Em nota, o Sisapa afirmou ainda que as mudanças têm o objetivo de facilitar a vida do contribuinte pedroafonsino para que ele possa efetuar o seu pagamento em toda a rede bancária e seus respectivos correspondentes. “Temos unidos forças para atender toda a comunidade. Qualquer pessoa que precisar tirar dúvidas ou não conseguir efetuar o pagamento pode procurar o escritório do Sisapa para que possamos buscar uma solução”, destacou o órgão.