A Associação de Pais e Amigos dos excepcionais (Apae), de Pedro Afonso, promoveu na quinta-feira, 20 de dezembro, a Oficina de Biscoitos Bolos para alunos, família e servidores da instituição. O objetivo principal da ação é incluir, por meio da gastronomia, as pessoas com diferentes tipos de deficiências.
Com o trabalho, além das habilidades culinárias, outras potencialidades também são trabalhadas como o desenvolvimento da coordenação motora, intelectual e sensorial, elevando a autoestima dos participantes.
Os alunos tiveram, mais uma vez, um momento de interação com a família, colegas e servidores. Dessa forma, os estudantes puderam aprender o significado do que implica o ato de trabalhar, se portar à mesa, cumprir tarefas, relacionar-se com as demais pessoas.
Outra atividade aproveitada também foi a possibilidade de desenvolver trabalho em grupo, além de descobrir as potencialidades, permitindo que pessoas com deficiência intelectual e múltipla sintam-se capazes e valorizadas.
A Coordenadora de inclusão Otilia Neta Coelho Martins enfatiza que “Esta ação foi de suma importância para os alunos da nossa Apae, pois puderam descobrir uma capacidade pouco incentivada pela família, e ainda saborear pratos confeccionados com a ajuda deles mesmos”, conclui.