A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) é parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Caixa Econômica Federal (CEF) na realização do Simpósio de Atenção às Cidades do Tocantins, realizado nesta terça-feira, 04, no auditório da ATM, em Palmas. Segundo os organizadores, o objetivo do encontro foi apresentar aos prefeitos procedimentos práticos para investimentos em infra-estrutura e desenvolvimento urbano e social.
O presidente da ATM reconhece que a União, por meio de estatais bancárias como a Caixa, criam linhas de financiamentos voltados aos municípios para a execução de obras em infraestrutura e demais áreas, “mas exige um aparato burocrático que dificulta os entes locais a contratarem. Registramos aqui o pedido para que sejam criados mecanismos de redução da burocracia, e assim facilitem as prefeituras a dar continuidade as obras e projetos”, pediu Jairo Mariano.
O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, concorda com o presidente da ATM e disse que o modelo que estabelece os convênios entre União e municípios dificulta a contratação. “Com ações e planejamentos é possível otimizar essa relação em busca de recursos junto à Caixa. Daí a importância desse evento realizado pela ATM e UFT para levar a capacitação necessária aos agentes municipais, por meio da Universidade”, disse.
Instituto de Atenção às Cidades
O treinamento dos gestores foi realizado pelo Instituto de Atenção às Cidades, da UFT. “O intuito é compreender e recolher as demandas dos Municípios para que a Universidade possa contribuir, por meio da colocação do conhecimento, soluções de ordem administrativa, tecnológica e de infraestrutura”, destacou o reitor da UFT, Eduardo Bovolato. O instituto reúne as graduações de engenharias da Universidade e estabelece linhas de estudos voltadas ao desenvolvimento local.
No encontro, os prefeitos, secretários e Gerentes Municipais de Convênios (GMCs) compreenderam como atua o Instituto e o seu auxílio aos Municípios. Além disso, a Caixa apresentou suas linhas de financiamentos destinados aos governos municipais. Além disso, atendimentos personalizados foram ofertados aos agentes municipais, com recolhimento de demandas e apresentações de soluções para cada Município