Educação e Cultura

ESPAÇO PEDAGÓGICO

Escola de Tupirama realiza piquenique em área verde

13/11/2018 07h33 - Atualizado em 22/11/2018 16h55

A Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Maria da Glória, de Tupirama, jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso, realiza entre os dias 12 e 22 de novembro as ações do evento Piquenique Literário, com o objetivo de despertar, incentivar e promover a leitura e o desenvolvimento sociocultural dos alunos.

O Piquenique Literário será realizado na área verde da escola, com diversas atividades para os alunos do ensino fundamental. Entre as atividades, destacam-se apresentação da vida e obra de Monteiro Lobato com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, recitação de cordel, de poesia, encenação de obra literária e de textos teatrais com A Bela e a Fera.

Além dos estudantes, participam do evento os funcionários da escola. Segundo Euclides Ferreira da Silva, gestor da escola, o teatro com uso de fantoche aguça a imaginação e faz com que o aluno viaje por locais nunca vistos. “Eles compreendem a história de maneira criativa e bem humorada, além de trabalhar as expressões oral e gestual. Tudo isso contribui para o desenvolvimento da leitura e compreensão de textos de maneira lúdica, formando o pensamento crítico do estudante”, ponderou.

Para Lidiane Martins da Silva Pires, professora de língua portuguesa, o evento incentiva o jovem a ler. “Desenvolver o hábito da leitura e despertar a curiosidade dos educandos para conhecer as obras apresentadas por meio do teatro de fantoches. Os alunos ficaram entusiasmados com as duas formas de leitura: leitura individual e apresentações”, destacou.

Segundo Tatielly de Sousa Ramos, professora de língua portuguesa, a ação inovou. “Fugiu ao tradicional, fazendo com que o aluno tenha contato com a leitura e o escritor em um ambiente descontraído. A leitura é uma porta aberta para interpretar, escrever e resolver qualquer problema”. Afirmou.

Victor Cunha da Silva, estudante do 7º ano do ensino fundamental, destacou que através das atividades de literatura desenvolveu a compreensão e interpretação de textos, “abrimos nossa mente para a leitura e comunicação”, disse. Necivaldo de Souza Ribeiro, estudante do 7º ano do ensino fundamental, destacou: “aprendi a valorizar a leitura para ter novos conhecimentos”. (Com informações da Ascom Seduc)

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