Henrique Lopes
A presidente da Associação Comercial e Industrial de Pedro Afonso (Acipa), Marivalda Santiago, disse ao Portal CNN que o último mês do ano trouxe esperança para os comerciantes de Pedro Afonso em relação às vendas. “Os comerciantes começaram a ficar mais esperançosos, a expectativa é melhor do que a de 2017. ”, destacou.
Apesar da movimentação no comércio e o otimismo dos empresários, o ano de 2018 não contará com um dos principais atrativos par os clientes, a campanha de final de ano realizada pela Acipa. Marivalda Santiago explicou que a não realização da campanha foi motivada pelo cancelamento do projeto, anteriormente aprovado, por parte do Governo do Estado.
“Nossa campanha de final de ano estava aprovada, mas em outubro, quando o governo Carlesse assumiu definitivamente, ocorreu também a mudança do secretário de Indústria e Comércio e a gente não teve tempo hábil para reformular uma campanha, pois já estávamos no final de novembro, quando o secretário foi destituído do cargo. Era ele que nos auxiliava na parceria com a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins e a Secretaria de Indústria e Comércio”.
Ainda segundo a presidente da Acipa, a entidade ainda elaborou um projeto intitulado “O Natal é Seu”, mas as parcerias necessárias para a execução não foram efetivadas. “Não conseguimos realizar a campanha de Natal de 2018, pois não termos recursos. A associação comercial tem 36 associados, sendo 22 ativos, o que deixa ela apenas com recurso para se manter e pagar as contas, muito equilibradas”, frisou.
Sem a campanha, restou aos comerciantes e empresários dar aquele jeitinho brasileiro e se agregarem a outras campanhas ou lançamento de promoções individuais. “Como eles não conseguiram o apoio da associação, os comerciantes de organizaram de forma individual, o que é muito interessante. Isso mostra um engajamento maior dos comerciantes e a forma como eles estão percebendo os seus clientes”, afirmou Marivalda.
Avaliação do ano
Sobre o ano de 2018, a avaliação da Acipa é positiva, apesar de não alcançar a expectativa de crescimento de vendas prevista em 20%. “As vendas melhoraram um pouco, apesar de termos alcançado uma média de apenas 12%. Lógico, tivemos setores com um crescimento maior, mas o turismo que era uma área bastante esperada, que tinha uma expectativa de aumentar em 30%, não chegou a 20%, mas todo crescimento é sempre significativo, pois trabalhamos no conta gotas. Então, isso vale muito”, ressaltou.
Marivalda revela que com a mudança de governo, o cenário é positivo para o ano de 2019 no comércio. “Com a mudança de governo, as pessoas tendem a acreditar mais, independentemente da posição política, na mudança de que algo positivo vai acontecer”, declarou.
Ainda pensando no futuro, a presidente da Acipa afirmou que a instituição já prevê a realização de três campanhas, envolvendo os comerciantes locais. “Este ano conseguimos organizar a casa e para o ano de 2019 a gente irá trazer novidades para o empresariado, além de estamos estruturando as campanhas Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal, que irá dar uma movimentada no comércio”, completou.