Foi realizada na noite da quarta-feira, 10 de outubro, no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, a palestra de apresentação da campanha “Passos que Salvam”, que alertou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.
Com a participação de cerca de 140 pessoas, o evento contou com a presença de representantes da coordenação da campanha em prol da construção do Hospital de Amor n estado do Tocantins. A palestra sobre os sinais sintomas do câncer infanto-juvenil foi ministrada pela enfermeira Nathaiany de Lucena Ferreira, que estava acompanhada da também enfermeira Isabela Dias e da coordenadora da campanha em Miranorte, Regina Pereira de Lucena Moraes.
“Hoje nós buscamos trazer a comunidade de Pedro Afonso um olhar sobre os principais sintomas do câncer infanto-juvenil, principal objetivo dessa campanha que é despertar o conhecimento das pessoas sobre esses sinais sintomas, pois assim podemos diagnosticar precocemente e as chances de cura é de 90%”, destacou a enfermeira.
Apesar de ser a primeira palestra para a mobilização para campanha “Passos que Salvam”, o município de Pedro Afonso, por meio de diversos voluntários e instituições parceiras, já vem realizando, há algum tempo, ações em prol da construção do Hospital de Amor em Palmas, como galinhadas e leilão de gado, que arrecadou fundos.
Para a professora Divina Ferreira Mendes, que faz parte da equipe pedroafonsina de mobilização em prol do Hospital de Amor, a campanha é muito mais do que um simples ato de ajudar o próximo. “Isso e uma coisa que complementa nosso sentido de viver. Não podemos viver só para si, temos que distribuir também com o próximo. Estamos aqui unidos ajudando mesmo, de coração, essa campanha pela importância do seu valor, o valor de dividir, de cooperar e de ajudar”, afirmou a professora.
Já o engenheiro civil Francisco Viega Lima destacou a mobilização de toda a comunidade por uma causa tão nobre. “Acho muito legal todos engajados nesse movimento, pois é assim que vamos aumentar a quantidade de verbas, a quantidade de doações e, se Deus quiser, conseguir construir essa obra que irá beneficiar milhares de pessoas”.
Também mobilizadora no município, a assistente social Maria Zilma Barros acredita que a cidade tem aceitado bem o convite para participar da corrente do bem em prol do Hospital de Amor.
Um novo passo em prol do bem
Com o início da nova campanha de mobilização, Pedro Afonso se une a diversas cidades brasileiras que lutam juntas contra o câncer infanto-juvenil. Conforme a professora aposentada e ex-primeira-dama de Pedro Afonso, Odina Maranhão Sá de Andrade, a adesão dos pedroafonsinos à campanha surpreendeu. “Sinceramente estamos surpreendidos com o apoio e a boa vontade das pessoas. Por todos os lugares que andamos comércios, escolas, instituições e famílias só encontramos apoio, pois todos sabem da credibilidade e desejo das pessoas participarem dessa mobilização.
A ex-primeira-dama do município também ressaltou a necessidade de conhecer mais sobre a doença e do apoio às famílias. “Todo esse apoio para a construção do Hospital de Amor é algo de primeira necessidade, pois são muito casos de câncer e só podemos combatê-lo se realmente nos unirmos em uma grande corrente de realmente tudo transmissão de amor”, conclui.
Caminhada Passos que Salvam
Além da palestra, a equipe de mobilizadores em prol da construção do Hospital de Amor, que terá sede em Palmas, realiza no dia 25 de novembro, a caminhada “Passos que Salvam”, que faz parte da campanha de mobilização e conscientização sobre o câncer infanto-juvenil, além de buscar arrecadar recursos para a construção de uma extensão do hospital em solo tocantinense.
Para participar da caminhada, que tem saída marcada para às 7 horas da manhã, na Praça Coronel Lysias Rodrigues, basta adquirir o kit que já está disponível com diversos voluntários por todo a cidade. O kit é composto por camiseta, boné e sacochila e custa apenas R$ 35,00.
O Hospital do Câncer de Barretos, atualmente conhecido como Hospital de Amor, atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerado referência na América Latina no combate à doença, realizando milhares de atendimentos anualmente, principalmente em crianças e adolescentes.