Da Redação
A empresa Hidro Forte Administração e Operação, pivô de um dos debates mais acalorados da Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins, durante esse ano de 2018, se pronunciou por meio de nota assinada pelo diretor de Operações Marcus Coelho Braz, sobre os questionamentos feitos pela comunidade e os vereadores em relação à concessão do sistema de saneamento do município.
Desde que assumiu o serviço do município, a postura da empresa e erros que vão desde a atualização cadastral, passando pelos prazos contratuais, até a qualidade da água estão sendo debatido na Câmara de Vereadores e dividindo opiniões.
Questionada pelos Portal CNN sobre os principais pontos debatidos entre vereadores e a comunidade, a empresa, vencedora da licitação para administrar o sistema de tratamento de água de Bom Jesus, afirmou que assinou o contrato com a gestão municipal em junho deste ano, iniciando as atividades operacionais em setembro. “Assumimos a operação do sistema em Bom Jesus em estado calamitoso, apresentando constante falta de água, qualidade inferior ao preconizado pela legislação e com equipamentos inoperantes ou operando de forma precária, situação hoje normalizada”, assegurou a Hidro Forte.
Quanto ao valor cobrado pelos serviços prestados, a empresa afirmou que os valores aplicados não são abusivos e que estão abaixo de taxas praticadas por empresas como a BRK Ambiental e a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). “Ressalta-se ainda que o valor de referência foi definido pelo Poder Concedente [Município de Bom Jesus do Tocantins] no edital da licitação, e a Hidro Forte ofertou valor ainda menor que o valor de referência”, diz a nota.
A empresa Hidro Forte revelou ainda que desde que assumiu os serviços já foram realizados investimentos no sistema de abastecimento do município, entre eles, a reforma do escritório de atendimento; substituição e reparos de conjuntos moto bombas dos poços de captação; instalação de kits cavaletes e hidrômetros em domicílios; recuperação de painéis de comandos elétricos; automação por meio de sistema de rádio; lavagem e desinfecção dos reservatórios e redes de distribuição, e instalação de dosadores de cloro.
Já sobre os problemas com a qualidade da água, a empresa justificou que a situações foram pontuais e que ocorreram devido ao processo de lavagem e desinfecção dos reservatórios e redes de distribuição. “Ocorreram situações de alteração no parâmetro turbidez, tal circunstância se deve ao fato de que não havia há tempos sido realizada constantemente a correta manutenção dessas instalações, fazendo com que o tratamento fosse ineficiente e de má qualidade”, informou.
Em se tratando da alegação de alguns vereadores sobre a resistência da empresa em esclarecer os fatos à comunidade, a Hidro Forte questionou a postura dos parlamentares e disse que esteve sempre aberta à solução dos questionamentos. “Fomos questionados em dois momentos pela Câmara de Vereadores, por meio dos ofícios nº 030/2018 e 04/2018, respondidos respectivamente pelos ofícios 01 e 03 de 2018. Informamos ainda que nenhum outro requerimento ou questionamento foi nos enviado, e que os documentos acima são públicos e foram recebidos pela Câmara de Vereadores”, argumentou a empresa.
Já referente às faturas geradas, a Hidro Forte afirmou que tem resguardado em contrato com a gestão municipal o dever de realizar o faturamento a fim de garantir o equilíbrio financeiro do contrato.
Outro questionamento feito à empresa abordou os erros cadastrais, como apelidos e até mesmo o CEP da fatura, que remetia a outro município. A Hidro Forte assumiu os equívocos nos cadastros e destacou que estará sempre na busca pelo melhor serviço prestado e se colocou à disposição para corrigir esses erros. “Os usuários que necessitarem, podem procurar o escritório local de atendimento ao público localizado na Av. Tocantins, s/nº, em frente à praça municipal e que funciona em horário comercial de segunda a sexta-feira”, completou.