A Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Maria da Glória, de Tupirama, jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação de Pedro Afonso, realizou entre 19 e 21 de novembro, o I Concurso de Redação, com o objetivo de despertar a criatividade, o raciocínio, a leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita em língua portuguesa e redação.
Com o tema “A linguagem da internet como ameaça para o desenvolvimento linguístico dos usuários?”, os estudantes escreveram os textos nos tipos dissertativo e argumentativo, para uma equipe de professores de língua portuguesa avaliar.
Os estudantes classificados foram Vívia Veloso Cunha em primeiro lugar, Amanda Caroliny Sgorla em segundo lugar, Geissiane Leandro dos Santos em terceiro lugar, Gabriely Brito de Castro Nascimento em quarto lugar, e Yasmim Kethelen Miranda Reis em quinto lugar. Eles foram premiados com dinheiro, sendo 1º colocado R$ 200,00, 2º colocado R$ 120,00, 3º colocado R$ 80,00, 4º colocado R$ 60,00 e 5º colocado R$ 40,00, um total de R$ 500,00, ao todo.
Segundo Euclides Ferreira da Silva, diretor da escola, a capacidade de produzir textos coerentes, claros e objetivos deve estar no repertório dos estudantes. “A escola tem como objetivo garantir uma educação de qualidade para todos. Para isso, seguimos as orientações planejadas no projeto pedagógico da escola, mesmo objetivo buscado pela Secretaria de Educação do Estado”, comentou.
Para Marcio Borges Pires, professor de língua portuguesa, o concurso valoriza e estimula os estudantes. “A prática da leitura aprimora a escrita. A participação dos estudantes foi satisfatória, com o envolvimento de todos, e percebemos uma melhora significativa nos textos produzidos pelos alunos”, destacou.
Segundo a técnica da Diretoria Regional de Educação, Doracy Pereira, o concurso valoriza a criatividade. “Essa ação desenvolve a criatividade, o raciocínio, a leitura. A linguagem como um todo é valorizada e prepara o aluno para concorrer ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, ponderou.
Geissiane Leandro dos Santos, estudante da 2ª série do ensino médio, destacou que “o Concurso de Redação foi uma experiência enriquecedora, foi uma espécie de treino para o Enem”.
“O concurso de redação foi muito bom para nos preparar para o Enem e vestibular, poderia ter mais concursos nesse sentido”, afirmou João Vitor Mendes Vieira, estudante da 2ª série do ensino médio.
Patrícia Alves da Silva, aluna da 2ª série do ensino médio “O Concurso de Redação foi muito importante para que nós alunos possamos ter uma visão de como realmente são as regras e as estruturas de uma redação do Enem”. Disse.
Amanda Caroliny Sgorla, estudante da 1ª série do ensino médio, afirmou que o concurso foi produtivo, todos se interessaram e se esforçaram. “Espero que todos tenham aprendido algo e que os vencedores aproveitem o prêmio”, finalizou. (Com informações de Abrão de Sousa / Governo do Tocantins)