Representantes de diversos órgãos estiveram reunidos na manhã da segunda-feira, 05, para debater a exclusão escolar de crianças e adolescentes no município de Pedro Afonso.
O evento ocorreu no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso.
O evento, organizado pelo Núcleo da Cidadania dos Adolescentes de Pedro Afonso (Nuca), pautou a união das diversas instituições no cumprimento do “Desafio 6” do Selo Unicef, que trata sobre a promoção da inclusão escolar e a troca de saberes entre crianças e adolescentes.
O fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) solicita que todos os municípios desenvolvam ações para a juventude, dentre elas o “Desafio 6”; que se trata de realizar atividades em conjunto com a sociedade para que haja mais interesse dos estudantes pela escola.
O mobilizador de adolescentes, Júlio Cesar Machado, que coordenou o encontro e ministrou a palestra “Fora da Escola Não Pode!”, afirmou que foi um espaço para debater o futuro da educação de Pedro Afonso. “Foi um momento onde pudemos debater as formas para envolver a juventude na educação. Todos foram bem favoráveis ao assunto e se comprometeram em realizar atitudes e repassar valores aos jovens de nossa sociedade. Na roda de conversa adolescentes mostraram que é possível o envolvimento da juventude com o meio em si.
“Esse não é apenas um desafio e sim um início de parcerias para concretizações do desenvolvimento da educação, tanto dentro da sala de aula, quanto fora", frisa Julio Cesar.
Em todo o país cerca de 2,8 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade não estão estudando. A orientadora educacional da Escola Estadual de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury, Fabiane Alves da Costa, parabenizou o Nuca pela ação e destacou o incentivo da gestão municipal. “O que debatemos aqui é o que eu vivo dentro da escola. A gestão está de parabéns por incentivar debates assim e o Nuca tem mostrado um belo trabalho. Agora é unir as forças e pensar no melhor da educação”, destacou.
Já o major da Polícia Militar Idael Moreira, que representou o 3º Batalhão de Polícia Militar, ressaltou que o envolvimento dos jovens com ações de cidadania merecem todo o apoio das instituições pedroafonsinas. “É uma ótima iniciativa, pois faz a diferença em uma comunidade que se preocupa com a juventude. Essa mobilização de adolescentes e jovens no intuito de sensibilizá-los procurando detectar os seus problemas e agir na busca das soluções deles é uma atitude nobre, louvável e digna de reconhecimento e apoio”, salientou o militar.