No final da tarde do dia 10 de dezembro, a equipe da agência do Sicredi, instituição financeira cooperativa com sede em Pedro Afonso, recebeu cerca de 60 estudantes das turmas do 3º Ano C e D da Escola Municipal Jandevan, acompanhados das professoras Maria Aparecida Gomes Pinheiro e Ana Lúcia da Conceição Correia.
Os alunos, que estudaram na teoria o sistema monetário, participaram da ação que buscou proporcionar uma vivência prática sobre o conhecimento do conteúdo aplicado em sala de aula. Os estudantes foram recepcionados pelo gerente da agência do Sicredi em Pedro Afonso, Vitor Rosalino, e demais funcionários.
Durante a visita, eles conheceram as instalações da agência, acompanharam uma palestra sobre a evolução do dinheiro e a importância da poupança, além de tirar diversas dúvidas sobre o funcionamento do banco.
Idealizadoras da visita, as professoras Maria Aparecida Gomes Pinheiro e Ana Lúcia da Conceição Correia destacaram a importância de romper os muros da escola para garantir conhecimento e vivência aos alunos. “Quando os alunos têm a vivência prática, eles conseguem visualizar melhor os conteúdos aprendidos dentro da sala de aula. Não é apenas por meio dos livros que a gente pode adquirir conhecimento. É importante que eles percebam e hoje, aqui dentro da agência, eles puderam entender o sistema monetário”, ressaltou Ana Lúcia da Conceição Correia.
“Essa visita é algo muito importante. Na escola a gente passa um pouco do que sabemos, aqui na agência eles têm mais conhecimento técnico para repassar aos alunos, além de trazê-los para atividades fora de aula, conhecendo o mundo real, o funcionamento da agência, como se usa o dinheiro. É uma oportunidade única para as crianças”, completou Maia Aparecida.
Para o gerente da agência, Vitor Rosalino, o convite para que o Sicredi fosse anfitrião da visita das crianças foi recebido com muita alegria. “O Sicredi já é um parceiro da Escola Jandevan desde o início do ano e receber os alunos aqui é uma honra e alegria muito grande, pois estamos no mês de outubro, mês das crianças e da poupança. Então, falar de educação financeira e apresentar à agência a essa criançada é algo muito gratificante”, frisou o gerente
Ainda de acordo Vitor Rosalino, ações como essa fortalecem os laços entre a cooperativa e a comunidade. “Isso agrega não apenas o valor ao nosso trabalho aqui dentro da agência, mas na nossa relação com a sociedade já que esse elo vem se fortalecendo com parcerias como essas”, completou.