Cidades

TRANSTORNOS

Moradores reclamam de excesso de lixo em terreno no Joaquim de Matos Lima

28/07/2018 07h20 - Atualizado em 02/08/2018 19h32
Portal CNN
Lote pertence a Igreja Católico; padre disse que os mesmos que reclamam, jogam lixo no local

Caíque Tétis

A situação de um terreno baldio, na Rua Benigno Lopes de Andrade, tem preocupado moradores do setor Joaquim de Matos Lima, em Pedro Afonso. A grande quantidade de lixo jogado a céu aberto, além dos problemas com a falta de limpeza do lote, pertencente a Igreja Católica, tem causado muitas reclamações por parte dos moradores vizinhos ao local.

A reportagem do Portal CNN esteve no local e ouviu de uma moradora que a área vem sendo usado para descarte de lixo, e a limpeza e manutenção não tem sido realizada.

“Esses dias limparam, pois um trator da prefeitura veio fazer um serviço e pedimos para que fosse roçado. Mas a igreja mesmo não limpa e junta muito mato, além disso as pessoas jogam lixo, o que atrai animais peçonhentos, como charangueiros e lesmas”, relatou a moradora que preferiu não se identificar.

Outra moradora, que também não quis ter o nome mencionado na matéria, por medo de represálias, afirmou que a situação é crítica. “A igreja não limpa e as pessoas não tem respeito e jogam lixo. A gente queria que fosse feito alguma coisa. Não estamos pedindo para que a prefeitura faça a limpeza, mas que notifique e multe os responsáveis, pois há mais de 16 anos ocorre o mesmo problema”, reclamou.

Responsável pelo terreno, o pároco da Paróquia São Pedro, padre Adahilton Coelho, rebateu as denúncias e revelou que o terreno passa por limpeza semestralmente. “A última vez que limpamos foi em abril, colocamos uma cerca e se as pessoas jogam lixo isso é falta de respeito da própria população. Nossa parte, de manutenção, nós fazemos”, pontou.

Ainda segundo o padre, a situação do terreno vem sendo acompanhada pela igreja. “Nós vamos analisar a situação e tomar as medidas necessárias, pois os mesmos vizinhos que denunciam são as primeiras que jogam lixo lá. Reclamam, mas não fazem o seu papel”, completou.

Procurada pelo Portal CNN, a Prefeitura de Pedro Afonso informou que irá notificar os proprietários dos lotes baldios e com excesso de lixo, para que a limpeza seja realizada. Caso as solicitações não sejam atendidas, a gestão, por meio da Fiscalização de Posturas e Obras, aplicará multa aos donos dos terrenos.
O Executivo Municipal destacou ainda que conta com o efetivo apoio da população para a manutenção de uma cidade limpa e organizada, garantindo de fato a qualidade de vida do cidadão pedroafonsino em seu cotidiano.
 

VEJA TAMBÉM: