Cidades

PENSANDO NO FUTURO

Prefeitura de Pedro Afonso e TCE apresentam proposta do Plano Estratégico 2018/2021

17/08/2018 18h29 - Atualizado em 31/08/2018 15h59

Planejamento da gestão. Esse foi o tema abordado na manhã da quinta-feira, 16, durante a apresentação do projeto institucional de elaboração do Plano Estratégico 2018/2021 do município de Pedro Afonso. O evento ocorreu no auditório da sede do executivo municipal.

A elaboração do Planejamento Estratégico, realizado pela Prefeitura de Pedro Afonso por meio de uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, liderado pelo conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, terá como objetivo diagnosticar, planejar e executar sistematicamente as ações e os trabalhos executados pelo Executivo Municipal, com planos e metas específicas destinadas a cada secretaria municipal e demais departamentos e órgãos da gestão, com o objetivo de garantir maior eficiência dos serviços e melhor utilização dos recursos públicos.

Ao todo cerca de 180 pessoas participaram do evento, que contou com apresentação da palestra “Faça de sua Gestão seu Legado”, ministrada pelo bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Comércio Exterior, Carlos Assis, que atua na 6ª Relatoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

Para o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, a elaboração do planejamento impactará positivamente no desenvolvimento do município. “Por isso buscamos realizar este momento específico de orientações e participação social no diagnóstico atual para posteriormente realizarmos os estudos de cenários internos e externos das demandas existentes. Entendemos que este planejamento é de grande importância para o município e na melhoria da qualidade de vida de toda população “, frisou.

O secretário municipal de Planejamento e Modernização de Gestão, Fernando Moares, ressaltou que, com a implementação do Plano Estratégico, será possível otimizar as ações do Executivo e a utilização dos recursos públicos. “Isso irá direcionar as ações e atividades da gestão para que possamos, de forma coesa e participativa, alcançar as metas e objetivos traçados pelo eExecutivo nas suas mais diversas áreas de atuação. Além de ser um mecanismo de avaliar de que forma a gestão está sendo eficiente e está usando os recursos”, destacou.

Líder da equipe de orientação para elaboração do Plano Estratégico, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins Severiano José Costandrade de Aguiar ressaltou alguns dos aspectos importantes do plano institucional. “Temos o objetivo de fazer com que as ações sejam harmônicas para que possamos obter resultados satisfatórios em todas as áreas do planejamento. Para isso é necessária essa participação dos servidores, comunidade, pois é através deste diagnóstico das necessidades que poderemos traçar as metas e objetivos da gestão”, salientou o conselheiro.


VEJA TAMBÉM: