O município de Pedro Afonso chamou a atenção pelos excelentes resultados em gestão e desenvolvimento humano, conforme apontado pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2018.
O estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado no último dia 28 de junho, apresentou os dados relacionados aos anos de 2014, 2015 e 2016, referente às áreas de Emprego e Renda, Saúde e Educação. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal varia de zero a um, sendo um, os municípios com maiores níveis de desenvolvimento. Conforme a Firjan, as informações foram retiradas dos bancos dos ministérios do Trabalho e Emprego, da Saúde e da Educação.
De 2014 a 2016, o município de Pedro Afonso deu um salto em resultados positivos, saindo do índice de 0.6701, que a colocava em 2.909º lugar na lista entre todos os municípios brasileiros e na posição 51° no ranking estadual, para o 0.7098, o que representa um avanço nas políticas públicas relacionadas às áreas analisadas pelos indicadores.
Com a nova avaliação o município subiu 40 posições no ranking estadual, ficando em 12° lugar. Já em comparação a outras cidades brasileiras, Pedro Afonso ultrapassou mais de 900 municípios, estando entre as duas mil cidades com melhores taxas de desenvolvimento do país. Um dos destaques é o índice de emprego e renda, que evoluiu de 0.4488 para 0.5759, um crescimento de cerca de 30%.
Para o prefeito Jairo Mariano (PDT), o bom desempenho do município reflete de forma positiva as ações do executivo municipal. “Isso mostra que estamos traçando políticas públicas de formas cada vez mais concretas, atendendo as demandas da comunidade e, principalmente, atingindo aquilo que temos como prioridade: o desenvolvimento da cidade caminhando junto com a qualidade de vida da população”.
Jairo Mariano, que preside a Associação Tocantinenses de Municípios (ATM), destacou ainda que o foco da gestão é continuar investindo em ações que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população. “Nosso objetivo é continuar a investir no município, para que possamos, um dia, ter uma cidade com índices ainda mais expressivos. Mas além dos números queremos proporcionar à comunidade pedroafonsina, um lugar que todos tenham prazer e satisfação de viver”, completou o gestor. (Da Ascom Pref. Pedro Afonso)