Os moradores da zona rural terão mais uma oportunidade para se cadastrar no Programa Luz Para Todos durante um mutirão da Energisa que percorrerá 34 municípios contemplados pelo programa. O mutirão atenderá as famílias que ainda não fizeram o cadastro no programa e terá início no próximo dia 18, simultaneamente, em Conceição, Arraias, Paranã, São Sebastião, São Felix e Brejinho de Nazaré. A ação segue até o dia 30/6 nos demais municípios previstos no cronograma.
Alberto Cunha, gerente de Construção e Manutenção da Energisa, destaca que o mutirão pretende cadastrar os clientes que se enquadram no programa e que ainda não tiveram oportunidade de registrar o pedido. “A ideia é aproximar ainda mais a Energisa do público contemplado pelo Programa Luz para Todos e que ainda não fez o cadastro. Será uma oportunidade para esses clientes terem informação sobre a eletrificação rural e efetivar o cadastro. Para isso, o cliente precisa se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo Ministério de Minas e Energia e apresentar a documentação necessária.”
A Energisa terá uma equipe nestes locais durante dois dias recebendo os clientes que se enquadram no LPT para realizar o cadastro, caso o cliente ainda não tenha feito. Os critérios de atendimento no programa, são:
- Estar localizado na área rural dos municípios do programa para 2018;
- Prioridades para o programa: assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas, escolas, postos de saúde, poços de abastecimento de água comunitário;
- Para cliente individuais, o atendimento é feito apenas quando há moradia habitada no local;
- Apresentação dos documentos: CPF, RG e Cadastro Ambiental Rural (CAR);
Programa
O cadastro faz parte do atendimento à sexta etapa do Programa Luz Para Todos, lançada em março de 2017. Nesta etapa, já foram atendidas mais de 1.000 famílias com a chegada da energia elétrica em suas propriedades rurais, atendendo a cerca de 4 mil pessoas em todo o Estado. Com energia em suas propriedades, essas famílias passam a ter acesso a maquinários que auxiliam na produção de alimento para animais, plantio em pequenas áreas, bombas para coleta de água e outros equipamentos que tornam o dia a dia no campo mais produtivo.
No Tocantins, o programa já atendeu 78 mil famílias, beneficiando cerca de 358 mil tocantinenses, com investimentos de R$ 788 milhões.
Confira o cronograma de cadastro:
18 a 19/6: Conceição, Arraias, Paranã, São Sebastião, São Félix e Brejinho de Nazaré
20 a 21/6: Taipas, Novo Alegre, São Salvador, Darcinópolis e Santa Rita
22 a 23/6: Porto Alegre, Lavadeira, Jaú, Campos Lindos, Lizarda e Oliveira
25 a 26/6: Almas, Ponte Alta do Bom Jesus, Figueirópolis, Recursolândia e Pugmil
27 a 28/6: Pindorama, Novo Jardim, Dueré, Centenário, Lagoa do Tocantins e Abreulândia
29 a 30/6: Silvanópolis, Rio da Conceição, Crixás, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e Aparecida do Rio Negro.