Economia

LUZ PARA TODOS

Energisa faz mutirão para cadastro de ligações rurais

15/06/2018 18h57

Os moradores da zona rural terão mais uma oportunidade para se cadastrar no Programa Luz Para Todos durante um mutirão da Energisa que percorrerá 34 municípios contemplados pelo programa. O mutirão atenderá as famílias que ainda não fizeram o cadastro no programa e terá início no próximo dia 18, simultaneamente, em Conceição, Arraias, Paranã, São Sebastião, São Felix e Brejinho de Nazaré. A ação segue até o dia 30/6 nos demais municípios previstos no cronograma.

Alberto Cunha, gerente de Construção e Manutenção da Energisa, destaca que o mutirão pretende cadastrar os clientes que se enquadram no programa e que ainda não tiveram oportunidade de registrar o pedido. “A ideia é aproximar ainda mais a Energisa do público contemplado pelo Programa Luz para Todos e que ainda não fez o cadastro. Será uma oportunidade para esses clientes terem informação sobre a eletrificação rural e efetivar o cadastro. Para isso, o cliente precisa se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo Ministério de Minas e Energia e apresentar a documentação necessária.”

A Energisa terá uma equipe nestes locais durante dois dias recebendo os clientes que se enquadram no LPT para realizar o cadastro, caso o cliente ainda não tenha feito. Os critérios de atendimento no programa, são:

- Estar localizado na área rural dos municípios do programa para 2018;
- Prioridades para o programa: assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas, escolas, postos de saúde, poços de abastecimento de água comunitário;
- Para cliente individuais, o atendimento é feito apenas quando há moradia habitada no local;
- Apresentação dos documentos: CPF, RG e Cadastro Ambiental Rural (CAR);

Programa

O cadastro faz parte do atendimento à sexta etapa do Programa Luz Para Todos, lançada em março de 2017. Nesta etapa, já foram atendidas mais de 1.000 famílias com a chegada da energia elétrica em suas propriedades rurais, atendendo a cerca de 4 mil pessoas em todo o Estado. Com energia em suas propriedades, essas famílias passam a ter acesso a maquinários que auxiliam na produção de alimento para animais, plantio em pequenas áreas, bombas para coleta de água e outros equipamentos que tornam o dia a dia no campo mais produtivo.

No Tocantins, o programa já atendeu 78 mil famílias, beneficiando cerca de 358 mil tocantinenses, com investimentos de R$ 788 milhões.

Confira o cronograma de cadastro:

18 a 19/6: Conceição, Arraias, Paranã, São Sebastião, São Félix e Brejinho de Nazaré

20 a 21/6: Taipas, Novo Alegre, São Salvador, Darcinópolis e Santa Rita

22 a 23/6: Porto Alegre, Lavadeira, Jaú, Campos Lindos, Lizarda e Oliveira

25 a 26/6: Almas, Ponte Alta do Bom Jesus, Figueirópolis, Recursolândia e Pugmil

27 a 28/6: Pindorama, Novo Jardim, Dueré, Centenário, Lagoa do Tocantins e Abreulândia

29 a 30/6: Silvanópolis, Rio da Conceição, Crixás, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e Aparecida do Rio Negro.

VEJA TAMBÉM: