Política

VÃO DEIXAR OS CARGOS

TSE nega recurso e mantém cassação do governador Marcelo Miranda e da vice

18/04/2018 08h20
Portal CNN
Divulgação

Fonte: O Globo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta terça-feira, 17, recurso apresentado pelo governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e sua vice Claudia Lelis (PV) e manteve a condenação da chapa por abuso de poder econômico na campanha de 2014. Os dois deverão deixar os cargos nos próximos dias, quando a decisão do TSE for publicada.

Os dois tiveram os mandatos cassados em março. Logo depois, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar a ambos para garantir que eles deixem o posto somente depois que for publicada a decisão do TSE no julgamento do recurso. Com isso, na prática, o estado pode ter duas eleições neste ano.

A cassação dos mandatos foi decidida a pedido do Ministério Público Eleitoral, que acusou os dois políticos de terem captado R$1,5 milhão para caixa dois na campanha, por meio de um empréstimo fictício.

O caso veio à tona quando a Polícia Civil de Goiás apreendeu em 18 de setembro de 2014 um avião que carregava R$ 500 mil e materiais de campanha do governador no município de Piracanjuba. As investigações do Ministério Público identificaram que o dinheiro fazia parte de um empréstimo obtido por influência do irmão do governador e que foi pago em 12 cheques assinados por duas empresas de Brasília.

De acordo com a investigação, os líderes de campanha do governador coordenaram a operação financeira que fez com que os valores dos cheques fossem distribuídos a diversas contas bancárias e posteriormente sacados para dar aparência de legalidade às transações que abasteceram o caixa 2 da campanha.




VEJA TAMBÉM: