Após ter um início de campanha ruim, o Furacão/Bom Jesus surpreendeu e levou o título da Taça Coapa de Futsal 2018. A final da competição ocorreu na noite do sábado, 16 de junho, no Ginásio de Esportes Ademar Amorim, em Pedro Afonso.
Com a casa lotada, o time formado por atletas de Pedro Afonso e de Bom Jesus do Tocantins, enfrentou o RR/Produtiva, de Guaraí. O início da partida foi equilibrado, entretanto, o RR/Produtiva, time com melhor ataque da competição, se impôs em quadra e ainda no primeiro tempo marcou 4 gols contra 1 do Furacão/Bom Jesus.
No segundo tempo, apoiados pela torcida presente, os jogadores do Furacão/Bom Jesus partiram para o ataque e conseguiram uma virada histórica, vencendo o jogo por 7 a 4.
Carlos Lindemberg marcou três vezes, e Caio Bucar, Eudes e Diego, fizeram um gol cada, para o Furacão/Bom Jesus.
Já os gols do RR/Produtiva foram marcados por Orlandinho (3) e Bruno (1).
Persistência e experiência
Ex-jogador de futebol profissional com várias conquistas, Eudes Xavier Feitosa, atleta mais experiente do Furação/Bom Jesus, se emocionou com a conquista de mais um título. “Estou com 40 anos de idade e agradeço muito a Deus por ajudar essa garotada. Tenho me cuidado e buscado incentivar a prática do esporte aqui em Pedro Afonso, pois é algo transformador”, revelou o jogador que marcou o segundo gol de sua equipe e renovou os ânimos dos demais atletas.
Para o técnico da equipe campeã, Vinicius Batista, a campanha mostrou a superação do time. “O grupo todo tem uma garra imensa, a gente não iniciou o campeonato muito bem, muitos não acreditavam que chegaríamos à final, mas nós sabíamos do trabalho que estávamos fazendo e conseguimos chegar ao objetivo que era o título”, destacou.
Celebrando a vitória, o presidente do clube, José Eduardo, destacou o trabalho da equipe. “O Furação já vem trabalhando desde 2014 e agora temos um resultado de um esforço coletivo. Nossa meta, agora, é crescer ainda mais”, destacou o dirigente conhecido como “Manuca”.
Já o vice-presidente Alessandro Porto também ressaltou a história do time. “São quatro anos de muita luta e eu sabia que um dia chegaria a hora do Furação, e hoje chegou. Foram quatro anos jogando municipais e sempre batendo na trave, começamos com uma péssima campanha, mas conseguimos virar e nos tornar campeão”, ressaltou emocionado um dos fundadores do time.
Esporte transformador
O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, revelou que foi um motivo de alegria coincidir a realização da competição com o aniversário de duas décadas da cooperativa. “Queria reforçar o compromisso da Coapa com o bem-estar da comunidade onde está inserida. O esporte traz qualidade de vida, então buscamos incentivar práticas esportivas, culturais e ambientais, pois temos isso em nosso DNA”, frisou.
O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, evidenciou a importância do esporte para a comunidade local. “É muito gratificante ver um ginásio lotado em uma competição tão importante como a Taça Coapa. Para nós da gestão, que buscamos incentivar as diversas modalidades esportivas aqui em Pedro Afonso, a Taça Coapa é um marco de integração da comunidade em prol do esporte e da qualidade de vida”.
Já o presidente da Liga Esportiva de Pedro Afonso (Lepa), Filho Tranqueira, agradeceu as parcerias e destacou que a competição alcançou seu objetivo. “Superou as expectativas tanto pela qualidade das equipes, quanto pela participação do público. Nossas parcerias também foram fundamentais para que possamos fazer esse grande show que foi esse torneio”, disse.
Números
Durante a Taça Coapa de Futsal 2018 foram realizados 22 jogos e as redes balançaram 206 vezes, com uma média de 9,36 gols por partida. Foram aplicados 65 cartões amarelos e 4 cartões vermelhos.
O artilheiro da competição foi o jogador Orlandinho do RR/Produtiva, com 14 gols.
O destaque da final foi o goleiro Sérgio (Furação/Bom Jesus), que recebeu um prêmio de R$ 100,00, do editor-chefe do Centro-Norte Notícias/Portal CNN, Fred Alves. O atleta também levou o título de goleiro menos vazado do torneio, com apenas 26 gols sofridos. O melhor técnico foi Vinicius Batista (Furacão/Bom Jesus).
Show de prêmios
Durante a final a Liga Esportiva de Pedro Afonso também realizou o sorteio de brindes surpresas, além de sortear entre os torcedores um prêmio de R$ 500,00, patrocinado pelo Sicredi Pedro Afonso.
Taça Coapa 2018
A Taça Coapa 2018 foi organizada pela Liga esportiva de Pedro Afonso com apoio da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Prefeitura de Pedro Afonso, Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, Secretaria Municipal da Saúde, Centro-Norte Notícias/Portal CNN, Rádio Vale FM, Federação Tocantinense de Futebol de Salão e alôesportes.com.br.
Patrocínio
Coapa, P.A Construções, JM Carnes, Vereador Gislayson Lacerda, Rancho Terra Grande, Espetinho do Nenrinha, Drogaria Cristo Rei, Auto Posto Zé Combas, Farma Mais, Eletrosat Moveis, Edgás e Água Mineral, Odontovida, Caetano Supermercado, Vereador Joilson Boca Preta, Conveniência Sampaio, Cartório da Lorena, Biofit Academia, Vereador Gordo do Lava Jato, Real Sorvetes, Hetec Contabilidade, Drogaria Nova, Gabriel Nunes, Telessat Materias de Construção, Parafuso e Cia Auto Peças, Vidraçaria Central, Coxinha & Cia, Sicredi, Fazenda Uruçu, Bob Motos ,Vereador Pedro Belarmino e Rede Pax Alves.