A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) aderiu ao Projeto de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas do Tocantins (PDGCoop), que tem como pretende desenvolver a governança e gestão das cooperativas por meio da adoção de boas práticas, qualificação e profissionalização.
A ação tem a participação de dirigentes, presidentes, conselheiros, cooperados e executivos de cooperativas.
O projeto foi lançado no início de março e terá 600 horas de consultoria técnica para as cooperativas pré-selecionadas – Coapa, Unimed Palmas, Unimed Araguaína, Unimed Gurupi e Sicoob Credipar –, e deve ser concluído em dezembro deste ano.
Na primeira etapa, foi realizado o Workshop Tocantinense de Excelência em Gestão Cooperativista, nos dias 13 e 14 de abril. A Coapa foi representada por seu vice-presidente, Alberto Mazzola, e pela agente de Desenvolvimento Humano, Maria Silvana Ramos.
Até o próximo dia 5 de maio, as cooperativas pré-selecionados irão assinar o termo de adesão e compromisso com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins (Sescoop/TO), responsável por gerir o PDGCoop no estado.
Nas próximas etapas estão previstas a aplicação do PDGCoop e definição do plano de melhoria da gestão por cooperativa; a execução assistida do Plano de Melhoria da Gestão nas Cooperativas, e o acompanhamento e avaliação de desempenho conforme a evolução de índices.
O vice-presidente Alberto Mazzola considera importante a Coapa ser umas das cooperativas tocantinenses escolhidas para participar do PDGCoop, pois na sua visão o programa mede a qualidade da gestão e analisa todas as áreas detalhadamente. “O PDGCoop indica se a administração da cooperativa está sendo eficiente ou não, e vai ajudar a gestão da Coapa já que indica falhas, que podem ser corrigidas, e também os pontos positivos que podem melhorar ainda mais o nosso desempenho”, avaliou.