Por dentro do Agronegócio

ICMS

Governo suspende imposto sobre transporte de grãos

17/02/2018 21h33 - Atualizado em 19/02/2018 11h13

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, informou a noite desse sábado, 17, a suspensão da ordem de serviços que previa a cobrança de uma alíquota de 12% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre o frete de produtos primários produzidos no território estadual. 

A decisão de reconsiderar a decisão veio depois da manifestação contrária do presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, que criticou a medida que, segundo ele, aumentaria os custos para o produtor rural além de inviabiizar economicamente produtores instalados no estado e afugentar novos investidores.

Na nota, o Executivo Estadual ressalta que serão realizadas novas rodadas de diálogos com os produtores, suas entidades representativas e segmentos que possuem interface com a temática.

Outras entidades ligadas ao ramo da produção primária e lideranças políticas de diversas regiões, também se posicionaram contra a nova regra de tributação.

Leia a nota na íntegra

Secretaria de Estado da Fazenda
Data - 17 de fevereiro de 2018

Nota de esclarecimento

Buscando ampliar o entendimento sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que decidiu pela cobrança de ICMS sobre frete de produtos primários, conforme estabelece a Lei Kandir, a Secretaria da Fazenda decidiu pela suspensão da IS 02 para que novas rodadas de diálogos sejam realizadas envolvendo os produtores, suas entidades representativas e segmentos que possuem interface com esse tema.

Leia também:

Ricardo Khouri critica medida do governo que determina a cobrança de ICMS

Tópicos

VEJA TAMBÉM: