O Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins prestou esclarecimentos nesta terça-feira, 15, sobre o fechamento do Destacamento do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em Pedro Afonso, responsável pela cobertura de 17 municípios da região. A informação foi divulgada, extraoficialmente, após o comandante do BMPA, tenente-coronel Solis Araújo Souza, se reunir com militares em Pedro Afonso, nesta segunda-feira, 14.
Conforme a PM informou ao Portal CNN, o atendimento de Pedro Afonso e região será fortalecido a partir do redirecionamento do efetivo do Batalhão Ambiental ao 3º Batalhão da Polícia Militar. Além do serviço ambiental, os militares também irão atuar no policiamento ostensivo.
Com a medida, a estrutura física do Destacamento do BPMA, que hoje funciona próximo ao antigo Porto da Balsa, ficará fechada.
“As demandas ambientais continuarão a ser atendidas pela PM, através do disque-emergência 190. A Polícia Militar informa ainda que os destacamentos policiais das cidades atendidas por Pedro Afonso terão o reforço do efetivo, traduzindo-se em mais segurança e efetividade dos serviços da PM”, diz a nota enviada ao Portal CNN.
“A Polícia Militar ressalta ainda que a cidade conta com uma Unidade Regional do Naturatins, acessível tanto pelo telefone 63-3466-1437 quanto no site da instituição (https://naturatins.to.gov.br/)”, informou a PM, citando que os militares não estarão exclusivamente, mas também no policiamento ambiental, assim como todo policial militar estadual. “Na perspectiva de atendimento ramificado, a forma de atenção ao meio ambiente se estenderá, a partir da inclusão destes 09 militares no Batalhão de Pedro Afonso”.
O Portal CNN apurou que os militares do BPMA ainda não foram remanejados para o serviço no 3º BPM, o que deve acontecer nos próximos dias, após adequações na escala.