Segurança e Justiça

VIATURA QUEBRADA

Falta de estrutura compromete atendimentos do IML na região centro-norte

05/03/2018 16h30
Portal CNN
Viatura que atende 20 cidades está quebrada. Foto: Ilustração

Henrique Lopes

A falta de estrutura do Núcleo do Instituto Médico Legal (IML) vem preocupando servidores e gerando falhas no atendimento às demandas da região centro-norte.

Extinto há oito meses, por falta de espaço adequado, os atendimentos do Núcleo do IML de Pedro Afonso ficaram sob responsabilidade da unidade de Guaraí, que atualmente atende mais de 20 cidades de duas regionais e possui apenas um veículo para realizar o recolhimento de corpos de pessoas mortas.

No final do mês de fevereiro, durante um acidente de moto que causou a morte de dois homens, em Pedro Afonso, a equipe do IML foi solicitada pela Polícia Militar, mas não atendeu a ocorrência devido a problemas em sua viatura. (Leia mais aqui)

De acordo a agente de necrotomia e chefe do Núcleo do IML de Guaraí, que atende Pedro Afonso, Fabiana Moraes, a viatura que faz a remoção de corpos está estragada há mais de 15 dias e sem previsão de conserto, pois a Secretaria de Estado da Segurança Pública não teria orçamento para mandar refazer o motor do veículo.

A reportagem do Portal CNN procurou a Secretaria de Estado da Segurança Pública que informou, por meio da Superintendência da Polícia Científica, que a extinção do Núcleo do Instituto Médico Legal de Pedro Afonso foi motivada pela proximidade entre a cidade e o município de Guaraí. Para a secretaria, a ação visou otimizar os serviços do IML, concentrando-os numa mesma localidade, com melhor estrutura para atendimento à população.

“Antes mesmo da suspensão das atividades de seu núcleo em Pedro Afonso, não exercia funções de necropsia, sendo encaminhados os corpos, em caso de morte não natural, aos IMLs de Araguaína ou Palmas, em função de reduzida demanda local”, destacou a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Já sobre o transporte de corpos de vítimas em situação de morte violenta, ocorridas em Pedro Afonso, a secretaria afirmou que são acionados os veículos, conhecidos como “rabecão”, disponíveis na cidade de Guaraí ou Araguaína.

Por último, a SSP disse que o veículo do IML de Guaraí está passando por manutenção, em função de problemas mecânicos, e, logo após o recebimento das peças que devem ser trocadas, voltará a ser utilizado, mas não estipulou um prazo. Até a conclusão dos serviços mecânicos, o rabecão de Araguaína atenderá as demandas dos municípios de Pedro Afonso e Guaraí.

VEJA TAMBÉM: