Cidades

APÓS ACIDENTE DE TRÂNSITO

Família diz que negligência pode ter causado a morte de jovem em Centenário

26/04/2018 16h08 - Atualizado em 27/04/2018 15h02
Portal CNN
Sandra Silva tinha 24 anos e morreu após acidente de trânsito

Henrique Lopes

Familiares da auxiliar de serviços gerais e babá Sandra Silva da Cruz, de 25 anos, culpam o município de Centenário, por meio da Secretaria de Saúde, de negligência, após a jovem morrer horas depois de sofrer um acidente e ser atendida no posto de saúde do município. O caso ocorreu no último dia 15 de abril.

Conforme o boletim de ocorrência, registrado pela família na Polícia Civil, Sandra Silva pilotava a moto do namorado quando, por volta da meia-noite, do dia 14 de abril, perdeu o controle ao desviar de um pedestre e caiu. Em seguida, foi socorrida por um policial militar aposentado e levada à unidade de saúde do município.

Entretanto, ao chegar à Unidade Básica de Saúde Antônio Gonçalves de Lima, familiares alegam que Sandra não foi atendida devidamente. “A técnica de enfermagem, que não fez nem o prontuário, aplicou apenas remédios injetáveis e mandou ir para casa. Cerca de cinco horas depois ela morreu”, revelou Alberto Silva Cruz, irmã da jovem.

Ainda segundo os familiares, houve negligência por parte da técnica de enfermagem que atendeu Sandra, não foram realizados exames na vítima para verificar lesões e que ela não foi encaminhada para uma unidade médica de maior porte. Esses fatores, conforme a família, podem ter contribuído para a morte da moça, em sua residência, na manhã do dia 15 de abril. Além disso, os familiares reclamam que foram maltratados pela profissional da saúde que atendeu a auxiliar de serviços gerais.

“Não deram encaminhamento para ela, tinha carros disponíveis. Por que razão não encaminharam ela pra um hospital maior? A revolta é sobre o descaso e a negligência que ocorreu. O médico disse que se ela tivesse sido encaminhada a Pedro Afonso ou Palmas, ela estaria na UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Pelo menos, ela estaria lutando pela vida”, argumentou Abelma Lira Tavares, cunhada de Sandra.

O atestado de óbito revelou que as causas da morte de Sandra foram traumatismo craniano, além de lesões nos pulmões, baço e fígado.

Omissão 

A secretária de Saúde de Centenário, Kelma Sousa França, disse à reportagem do Portal CNN, nesta segunda-feira, 23, que está apurando as informações sobre o caso e que uma sindicância foi aberta para investigar o ocorrido. O resultado deve sair no mês de maio. “Nos sentimos muito, pois quando estamos em nosso trabalho não queremos que essa situação aconteça”, frisou.

Kelma disse ainda que a técnica foi afastada de suas atividades na Unidade Básica de Saúde Antônio Gonçalves de Lima e que a gestão aguarda o chamamento da justiça. “Não iremos nos opor a quaisquer esclarecimentos, para que a população e a família não fiquem sem resposta”, ressaltou a secretária.

Ainda sobre a acusação, pela família, de omissão do município, o prefeito de Centenário, Wesley da Silva Lima, o Wesley Camilo (PSDB), afirmou que foi uma fatalidade. “A técnica de enfermagem fez o procedimento cabível a um técnico, o que deveria ser feito, infelizmente houve uma fatalidade. O município teve a sua culpa, pela falta de médico? Talvez, mas a técnica fez o seu procedimento”, disse o gestor.

Procurada pela reportagem do Portal CNN, a técnica em enfermagem Marcela Costa Veloso, responsável pelo atendimento a Sandra, disse que só vai falar diante da Justiça e que as acusações a ela são caluniosas. “Eu fiz o que pude fazer”, disse por telefone.

Falta de médico

Os familiares alegaram, também, que o problema foi agravado devido à falta de médico no município. Segundo eles, há quase dois meses a cidade está sem médico e os atendimentos são feitos pela enfermeira padrão e pela técnica em enfermagem.

No dia 17 de abril, dois dias após a morte da auxiliar de serviços gerais, a Prefeitura de Centenário publicou no Diário Oficial uma licitação para contratação de médico.

Conforme o prefeito de Centenário, o médico que atendia no município está no estado do Pernambuco. “Entretanto, já fizemos uma licitação para contratação e estamos esperando a chegada de um novo médico”, afirmou.

A contratação de um profissional foi confirmada pela secretária de Saúde, Kelma Sousa. “Nós tivemos muito problemas para trazer médicos para cá, devido à localidade, mas já estamos contratando uma que deve assumir nos próximos dias”, assegurou.



VEJA TAMBÉM: