Por dentro do Agronegócio

INOVAÇÃO NO CAMPO

Produtores conhecem novidades durante jornada tecnológica

09/02/2018 19h13 - Atualizado em 17/02/2018 11h31

Produtores rurais, estudantes, pesquisadores e representantes das principais empresas ligadas ao desenvolvimento de tecnologias para o homem do campo estiveram reunidos na manhã da sexta-feira, 9 de fevereiro, na VIII Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região, que teve a presença de cerca de 300 pessoas de vários municípios.

Realizado pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) pela quarta vez seguida na Fazenda Uruçu, a 60 km do centro do município, é considerado um dos principais eventos de tecnologia e inovação na área agrícola do estado do Tocantins.

Na área experimental com 25 hectares, os participantes conheceram os resultados de experimentos com a cultura da soja e novidades para o setor.

Para o proprietário da Fazenda Uruçu, Luiz Gilberto Ramos a jornada possibilita maiores avanços na produtividade e inovações no manejo das lavouras. “Esse é um evento que todos os produtores já esperam, pois é o momento onde temos acesso aos novos materiais e insumos agrícolas. Além de disso é muito importante, pois já temos acesso a um material testado, assim, sabemos o que está sendo plantado, o que impacta diretamente em nossa safra”, avaliou.

Na safra 2017/2018, 18 variedades da oleaginosa foram testadas por seis empresas sementeiras e apresentadas aos produtores e pesquisadores, juntamente com novos insumos e defensivos agrícolas. O engenheiro agrônomo da Coapa e responsável pelos experimentos, Eduarte Bonafede, afirmou que o maior impacto dos experimentos é sentido na rentabilidade da produção. “Nosso foco é trazer ao produtor um material com alto potencial de produtividade, pois é assim que nós garantimos uma maior rentabilidade da produção sem a necessidade de abrir mais áreas de plantio, usando apenas inovação e tecnologia”.

Inovação e integração
Produtor pioneiro na região, Leonardo Queiroz destacou que a Jornada Tecnológica extrapola as barreiras agrícolas e garante uma integração entre homem do campo e a comunidade. “Para nós produtores é um momento de vê o que há de mais moderno e nos atualizar com as novas tecnologias, mas também é um momento de interação com a comunidade que se interessa pelo desenvolvimento econômico da região”, comentou o agricultor.

Já o secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros Neto, elogiou a parceria da Coapa com os diversos setores para realizar mais uma edição da Jornada Tecnológica. “A Coapa é uma agregadora e desenvolve não apenas em Pedro Afonso, mas em toda a região, um papel de facilitadora de acesso à tecnologia, comercialização e pesquisa para o homem do campo”, elogiou.

O secretário afirmou ainda que a agricultura do Tocantins tem mostrado números positivos e cresce ano a ano. O que, segundo ele, mostra que os produtores tocantinenses estão atentos às novas tecnologias. “Hoje aqui, os produtores oportunidade de conhecer o que há de mais inovador dentro do campo”, complet0ou o secretário.

Satisfeito com o sucesso do evento, o presidente da Coapa e produtor de grãos, Ricardo Khouri, enfatizou que os ensaios experimentais garantem informações precisas para orientar os produtores sobre como melhorar a produção, além de estreitar os laços entre os fornecedores do ramo do agronegócio e produtores rurais. “Nós costumamos dizer que a Jornada Tecnológica é um grande balcão de informação. E informação, por sinal, é uma ferramenta que a cada dia o produtor está valorizando mais e hoje, nós temos a difusão dessa informação”, explicou Khouri.

Crescimento da produtividade
Ainda segundo Ricardo Khouri, a produtividade ocorrida após a utilização de experimentos testados durante as oito edições da Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região tem garantido, em algumas propriedades, um aumento de mais de 20 sacas por hectares, levando um crescimento importantíssimo da produção na região. “Antes a média era de 45 sacas por hectare e a partir das pesquisas e adoção de novas tecnologias, a produtividade em algumas propriedades chega a 65 sacas. Quando falamos de informação, falamos de um impacto na vida do produtor. Por isso, fazemos essas experiências, pois uma variedade mais adaptada à região, com menor incidência de pragas faz com que o agricultor produza mais, gastando menos”, explicou.

Apoio
A VIII Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região é uma realização da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) em parceria com a Fazenda Uruçu, Embrapa, Bayer, Uniggel, Fertilizantes Tocantins, Morinaga, Heringer, Balagro, Syngenta , MaqCampo (Meridional), Polifertilizantes, LG (Limagrain), Sicredi, Agripon, Nortox, New Holland, Fertquimica, Gesso Sul, Ihara, Pioneer, Microquímica, Case e OCB / Sescoop. (Henrique Lopes/Ascom Coapa)

 

VEJA TAMBÉM: