Cidades

APÓS TÍTULO DE CIDADANIA

Gilbertinho da Uruçu lembra de trajetória em Pedro Afonso

21/12/2017 11h02 - Atualizado em 04/01/2018 10h52

Gratidão. Esse é o sentimento que o produtor rural Luiz Gilberto Ramos, o popular Gilbertinho da Uruçu, tem por Pedro Afonso, terra que conheceu e passou a amar em 1993. Nascido em Limeira (SP), sempre viveu em Leme, outra cidade paulista, e conheceu Pedro Afonso quando veio visitar o amigo João Carreiro. Durante a visita, gostou do que viu e resolveu se estabelecer na cidade. Aos 34 anos começava uma trajetória de muitas dificuldades, mas também de conquistas.

Ainda em 1993 comprou a Fazenda Uruçu, que lhe rendeu o apelido. No ano seguinte iniciou a criação de bovinos e em 1996 descobriu sua vocação: a agricultura com o plantio de arroz, soja e outros grãos. No começo eram apenas 200 hectares, área que cresceu, e na safra 2017/2018 irá cultivar 2.200 hectares da oleaginosa. Atualmente emprega 16 pessoas em suas três propriedades rurais e no trabalho de seis caminhões que transportam insumos agrícolas e grãos.

“O começo não foi fácil, as máquinas agrícolas eram velhas, tivemos que abrir áreas e eu tinha pouca experiência com agricultura. Porém, com muito trabalho vencemos as dificuldades e progredimos”, revelou Gilbertinho da Uruçu, fazendo questão de lembrar de pessoas que o ajudaram naqueles tempos difíceis. “Sou muito grato ao senhor Sebastião José de Carvalho [Sebastião da Vigor] e ao seu filho Tiãozinho, que me apoiaram muito quando cheguei aqui. Outra pessoa que me ajudou bastante foi o produtor rural João Damasceno de Sá Filho, com informações e ao me ensinar a regular máquinas agrícolas. Devo muito a ele. O produtor Edmar Correia também me orientou muito no meu começo aqui”, destacou.

Passados 24 anos de sua chegada a Pedro Afonso, Gilbertinho da Uruçu foi surpreendido ao receber o título de cidadão pedroafonsino. A honraria proposta pelo vereador Agnaldo Lima Sodré, o Gordo do Lava jato, foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores do município. A entrega ocorreu na noite da última terça-feira, 19 de dezembro.

“Fiquei muito feliz por receber essa homenagem na cidade que escolhi para viver. Sou grato a todos de Pedro Afonso que me acolheram, pois aqui fiz grandes e boas amizades. Esse título só me faz querer agradar as pessoas daqui e ajudar no desenvolvimento do município”, disse Gilbertinho da Uruçu emocionado e estendendo seus agradecimentos a todos vereadores e ao prefeito Jairo Mariano.

Atualmente, além de desenvolver suas atividades no ramo do agronegócio, Luiz Gilberto Ramos também faz parte do Conselho de Administração da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa). Ele é casado com Paula e juntos tiveram os filhos Milena e Luiz Felipe. Do primeiro casamento teve os filhos Ana Paula, Douglas e Luiz Gilberto Ramos Júnior.

 

VEJA TAMBÉM: