Por dentro do Agronegócio

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Coapa apoia projetos sociais

24/01/2018 17h14 - Atualizado em 24/01/2018 17h24
Portal CNN
Alunos da APAE, entidade apoiada pela Coapa

Há quase 20 anos contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio na região de Pedro Afonso, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) também tem uma forte atuação na área social, apoiando projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil.

Entre as instituições assistidas de forma contínua está a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pedro Afonso. Além de contribuir mensalmente para a realização das atividades, a cooperativa desenvolve campanhas, como o Dia de Cooperar – com a participação de vários voluntários –, para viabilizar a manutenção, reforma e ampliação das instalações da entidade que atualmente atende cerca de 100 pessoas com necessidades especiais.

Pensando no futuro


Outra iniciativa é realizada com o grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), criado em 2010 pelo professor e historiador Fabrício Rocha. No projeto, que atualmente atende 35 adolescentes com idades entre 14 e 16 anos, são realizadas atividades de educação ambiental, como a implantação de praças ecológicas, ações de incentivo a preservação ambiental e práticas esportivas.

“A cooperativa é uma parceira de todas as horas. Desde que o grupo foi criado sempre contamos com o apoio dos associados da Coapa, seja na doação de mudas, na mobilização social, entre outras atividades em prol do meio ambiente”, afirmou o professor Fabrício Rocha.

Incentivo ao esporte e à educação
No esporte, além do apoio individual a atletas de diversas modalidades, a cooperativa é uma das patrocinadoras oficiais da Liga Esportiva de Pedro Afonso (Lepa). Conforme o diretor da instituição, Filho Tranqueira, poucas empresas têm o interesse em ações sociais como a cooperativa. “A Coapa tem esse olhar positivo para esse tipo de atividade que gera mudanças na comunidade. Não apenas em relação ao esporte, mas em diversas áreas que atende”, frisou.

Uma das parcerias de sucesso foi a realização da Taça Coapa. A competição foi realizada em 2017 e teve a participação de 11 equipes. “Foi algo que ficou marcado como um dos principais eventos do esporte municipal e também estadual”, destacou Filho Tranqueira.

Já na área educacional, a entidade cooperativista apoiou as quatro edições do Concurso de Redação, Educação e Jornalismo: Cristo Rei e Centro-Norte Notícias. Somente em 2017, o evento literário contou com a participação de 304 estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio do Colégio Cristo Rei, instituição de ensino de Pedro Afonso considerada uma das mais tradicionais do Tocantins.

Mudando a realidade das comunidades
O engajamento da cooperativa em prol da melhoria social, da igualdade de direitos e do acesso a serviços rompe as esferas cooperativistas e une forças com as mais diversas entidades desde o executivo municipal até o Poder Judiciário. Desta forma, a Coapa disponibiliza seus profissionais para atuarem de forma efetiva nos conselhos municipais, estaduais e de cooperativismo, pois entende que a participação em deliberações em prol da sociedade é uma forma de contribuir com a aplicação correta das políticas públicas para a população de Pedro Afonso e região.

A agente de Desenvolvimento Humano Maria Silvana Ramos explicou que a Coapa decidiu que é muito mais produtivo e de maior alcance apoiar de forma contínua projetos sociais que contemplem ações voltadas ao bem comum do cidadão. “Os dirigentes da Coapa acreditam que ações bem estruturadas como o Dia de Cooperar e o patrocínio para projetos sociais obtém melhores resultados que a simples doação, pois o cooperativismo não é assistencialismo, uma vez que é voltado para o equilíbrio social e econômico”, destacou.

Dessa forma, a cooperativa une esforços para apoiar causas e projetos que mudam a realidade das pessoas envolvidas. “Todos os projetos que apoiamos são estudados com seriedade e aprovados pelos cooperados na Assembleia Geral”, concluiu.

Já o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, enfatizou que a cooperativa tem como princípio de existência o interesse pela comunidade na qual ela está inserida. “O incentivo de ações que visam o desenvolvimento social garante que a sociedade deixe de ter ilhas de prosperidade isoladas para garantir uma oportunidade igualitária a todos os cidadãos”, comentou.

Para ele, as ações da cooperativa, em junção a projetos desenvolvidos pela comunidade, são bastante efetivas e garantem uma mudança na realidade dos municípios onde a Coapa atua. “Levamos diretamente, através destas ações, noções de cidadania aos moradores das cidades”, ressaltou Ricardo Khouri. (Ascom Coapa)


 

VEJA TAMBÉM: